Festa Junina

CENA 1

Menina estrangeira, Madalena, entra na sala, e Regina não dá importância. A professora anuncia que ela irá fazer a coreografia para a festa junina, e Madalena pergunta para sua colega ao lado, que se chama Maria: “- O que é festa junina?” E Maria diz para ela esperar, porque a professora já vai explicar.

- Olha essa menina! Acho que é nova.

- Não me importo! É só mais uma madeira no telhado.

- E você é a antena?

- Fica quieta, que assim tu ganha mais.

- Oi, turma, essa é Madalena, sua nova colega. Bom, esse ano será a Madalena quem irá fazer a coreografia.

- Mas, professora, sou sempre eu quem faz a coreografia.

- Exato, mas neste ano quero renovar e ver do que ela é capaz.

- Olha, ou eu faço a coreografia, ou eu saio. Pode escolher.

- Então me desculpe, Regina, mas tu terás de sair.

- Não!

-Ok então, Madalena, você poderias fazer a coreografia para a festa junina?

- Mas a Rê não quer?

- Olha aqui, garota, só quem pode me chamar de Rê são as minhas amigas!

-Desculpas, Regina!

- Para você é vossa grandeza.

- Ok. (longa pausa) Pode ser.

- Perfeito!

- O que é festa junina?

- Tu não sabe?

- Não!

- De que país você veio?

- Do Japão.

- Boa piada! Opa, era verdade?

- Sim, mas tudo bem. Voltando ao assunto, o que é festa junina?

- É o nascimento de São João Batista, que foi no dia 24 de junho, mas vamos comemorar no 5 de julho. Se ainda estiver com dúvidas, espere um pouco, que a professora vai explicar melhor.

- O Feriado Nacional de Quebec é o feriado nacional da província canadense do Quebec. É celebrado no dia 24 de junho. Embora oficialmente renomeada como Fête Nationale du Québec em 1977, é mais conhecida com o nome de Fête de la Saint-Jean-Baptiste. Também é uma celebração do movimento soberanista do Quebec.

CENA 2

Madalena tenta ensinar a coreografia, mas Regina começa a atrapalhar. Vendo a briga, a professora esclarece tudo.

- 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

- Dá para começar logo isso, já estou cansada.

- Mas faz 1min que começou a coreografia!

- Sim, 1min de perda de tempo, como sabemos, a minha dança ficaria bem melhor.

- Eu sei mas...

- Mas o quê? Agora quer tomar conta da escola como tomou conta do meu lugar? É isso?

- Não! Eu jamais faria isso. (choro)

- É, mas não parece!

- Meninas, o que é isso? Entrem em concordâncias, tá?

- Ok.

- Eu faço a coreografia.

- Rê...[olha para a aluna com cara de desconfiada]

- O quê, professora? [olha para a professora com um sorrisinho no rosto]

CENA 3 P1

Já chegou o dia da apresentação, e Madalena acaba tendo uma briga com Rê, que resulta em choro, mas ela supera com a ajuda de Maria, dança a coreografia, arrasa e fica muito feliz.

-Aí, que linda decoração!

- É mesmo.

- Vamos ensaiar, meninas?

- Claro!

- 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

(Música)

CENA 3 P2

- Meu Deus, que coreografia ridícula!

-Não fala assim.

- Eu falo como quiser e nem tu nem ninguém podem mudar o que digo!

- (choro)

- Isso, pode continuar chorando! Não me importo, porque você não vale nada!

- (corre para o banheiro chorando)

- Nossa, Rê! Essa foi muito pesada!

- Sai agora!

- Madalena, não fica assim!

-Ok, obrigada, Maria!

- De nada, vamos?!

- Sim.

(Música)

Fernanda Lauck Jablonski
Enviado por Fernanda Lauck Jablonski em 28/05/2019
Código do texto: T6659117
Classificação de conteúdo: seguro