A ROSA E OS VERSOS

No jardim dos versos a rosa era mandona e dizia ser a rainha, portanto deveriam obedecer e assim todos os dias ela recebia os bichinhos em seu canteiro que pediam permissão para entrar e poder cuidar das suas tarefas.

Toda imponderada como a grande roseira de flores perfumadas ela estava sempre pronta para fazer com que o seu jardim fosse o mais bem cuidado e que novas sementes fossem plantadas, regadas e cuidadas, assim continuaria o mais lindo jardim dos versos.

Sempre poética, em seu canteiro tinha uma enorme biblioteca cheia de livros onde ela fazia questão de ler todas as manhãs para as outras flores, os insetos e passarinhos que por ali viviam, assim dizia ela que o dia ficava mais perfumado com versos. As borboletas pousavam seus pezinhos delicados nas flores para apreciar a leitura, o beija-flor se emocionava ouvindo tão belos versos poéticos na voz aveludada da grande rosa, formigas, joaninhas, lagartas e outros tantos insetos paravam suas atividades para ficarem em silêncio e não perder nenhum verso.

As abelhas até se esqueciam de coletar o néctar para se deliciarem daquela graciosa leitura e ficavam calmas como se não quisessem sair dali.

Mas logo a leitura terminava a rosa dava ordens para que todos voltassem as suas tarefas, a brisa espalhava aquela novidade por todos os cantos onde passava atraindo novos visitantes.

Certo dia o jardim estava tão lotado, a noticia se espalhou e todos queriam ler os belos livros da roseira. Quem sabe ficariam tão sábios quanto a rosa.

A roseira já não estava mais tão mandona, aos poucos descobria que poderia ser mais dócil e ajudar a formar mais leitores.

E assim a roseira resolveu fazer um sarau de versos onde cada um dos bichinhos e as flores de outros canteiros poderiam declamar versos. Imagine a noite linda deixando o jardim mais encantado.

- Ao final a roseira toda empolgada disse;

- Realizei meus sonhos. A leitura foi capaz de me transformar numa planta mais amorosa e amiga de todos. Reconheci que sozinha o jardim não seria tão belo assim.

Obrigada por nunca terem me abandonado quando eu era tão autoritária achando ser dona desse belo jardim...

Autoria- Irá Rodrigues

Diretora Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil

http://iraazevedo.blogspot.com.br/

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 28/03/2019
Código do texto: T6609770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.