FAMÍLIA

Senhor galo trabalhava como sapateiro, a mamãe galinha arrumava a casa, cozinhava, lavava e cuidava dos cinco filhotes.

Assim formava uma família muito unida desde o dia que resolveram fugir do galinheiro para morar no meio de uma floresta onde árvores eram tão altas que parecia tocar nas nuvens e tão frondosas que pareciam uma casa daquelas bem confortáveis.

Todos os bichos daquela floresta tinham pela família respeito e admiração, assim todos viviam em harmonia.

As chuvas começavam a cair, era tempo de plantio, a família estava atarefada, enquanto o papai galo ciscava a terra, mamãe galinha plantava as sementes de feijão, trigo e milho esperando que logo elas brotassem.

Enquanto os papais estavam na labuta os filhotes brincavam com os passarinhos que alegres cantavam sabendo que também iriam se alimentar daquela plantação.

A semana foi de muita luta, enfim chegou o domingo e todos partiram bem cedo para um agradável piquenique na beira do riachinho que corria entre a vegetação.

O papai galo puxava a carroça levando os filhotes e os mantimentos de que precisavam para o seu delicioso piquenique e nada poderia faltar.

O caminho era encantado, passavam entre flores, borboletas, caracol, jabutis e muitos outros insetos que se escondiam com medo de serem devorados pela família de galinhas.

O papai galo sorria dizendo:

- Fiquem tranquilos, somos vegetarianos e não correm perigo diante dos nossos bicos.

Logo chegaram a margem do tão esperado riachinho com seu canto fresco e murmurante de água correndo, parecia convidá-los para um refrescante banho.

Mas que depressa, prepararam o local, abriram a toalha xadrez, colocaram as cestas com as iguarias. O papai galo foi pescar e logo voltava com um belo peixe. Mamãe galinha preparou o fogo entre duas pedras, logo o peixe assava enfiado em um pedaço de pau providenciado pelo papai galo.

O resto do dia foi de brincadeiras, banho no riachinho e uma gostosa soneca nas redes que o papai galo armou nas sombras do carvalho.

Autoria- Irá Rodrigues

Diretora Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil

http://iraazevedo.blogspot.com.br/

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 27/03/2019
Código do texto: T6609104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.