UMA CONVERSA INTERESSANTE

Depois do inverno chega à primavera e todos os bichos que ficaram abrigados em suas casas começam a aparecer.

E, numa tarde no parque da floresta, passeiam tranquilamente os animais papais, enquanto os menores brincam e se divertem com o encanto que a primavera faz despertar e começa um vai e vem de abelhas, borboletas e passarinhos. Quando aparece o urubu cheio de curiosidades querendo saber o motivo de toda aquela movimentação.

De repente, chega um grupinho de macacos fazendo as suas travessuras, o mais velho trazia um enorme cacho de bananas bem madurinhas para o piquenique organizado pelo e Leão e a raposa que só sabiam mandar e não tiravam o pé do lugar.

Cada animal tinha a sua fala começando pelo macaco Tião:

- Somos considerados os bagunceiros da floresta, mas somos mesmo um grupo genial amigo de todos e defensor da natureza.

Chegou a vez do representante dos pássaros:

- Somos sim o grupo mais perfeito da natureza podemos voar com segurança, construir os nossos ninhos na árvore que desejar, ajudamos até a natureza a reflorestar espalhando sementes, mas tem a dona coruja que não voa alto e só sabe ficar acordada a noite vigiando os atacantes dos bichinhos inocentes.

- Eu sou considerado desengonçado pelas corcovas no meu lombo, ando sacolejando, mas não atropelo nem tão pouco no chão esparrama. Sou mesmo um camelo vindo lá do deserto e aqui encontrei amigos. Disse o camelo José..

- Eu nasci livre linda e listradinha, adoro sair galopando com o vento batendo na cara, nem me confunda com um cavalo sem raça. Isso eu não acho graça.

- Sei que sou a mais elegante, tenho porte de rainha, me chamam de pescoçuda, tenho pernas longas e apesar de grandona sou uma graciosa girafa e preciso de atenção.

O papagaio que a tudo escutava começou a gritar: curupaco, papaco. Eu a arara e alguns periquitos somos animais inteligentes, sabemos falar e mesmo assim não ficamos nos elogiando, deixamos que vocês reconheçam as nossas qualidades.

O elefante levantou a tromba deu um banho no papagaio que saiu xingando, pois fazia frio e não gostou daquele esguicho em suas penas.

Enquanto isso ali no lago o jacaré começou a reclamar:

- Quero descansar, então parem de bagunças ou levará uma dentada tão grande que vai se arrepender de ficar perturbando o cochilo de um temido jacaré. Disse ele ao elefante que apressado saiu da água seguido por outros que estavam por ali rastejando, voando ou andando.

A tartaruga Lili que até então estava em silêncio começou a falar na maior preguiça: Escutem aqui, posso ser feia com o casco remendado, mas sou corajosa e não desisto com facilidade posso até ficar dias sem beber ou comer e não vivo reclamando. Todos têm a sua qualidade, temos defeitos e sentimentos feito gente, Concluiu a tartaruga retornando para a sua casinha.

Os coelhos começaram a pular: - O que não se entende é o reencontro de todos depois do inverno, um piquenique cheio de gostosuras, cenouras fresquinhas, alfaces, frutas, sorvetes balas sucos e potes de mel e vocês ficam perdendo tempo com baboseiras.

Todos pararam, o leão foi se aproximando com pose de rei exigindo respeito. Deu um rugido tão amedrontado que até os passarinhos voaram assustados achando que poderia atacar lá nos galhos altos.

E assim todos entenderam o recado e a tarde foi de brincadeiras deixando um gostinho de quero mais...

Autoria- Irá Rodrigues

http://iraazevedo.blogspot.com.br/

Diretora Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 12/02/2019
Código do texto: T6573382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.