Espelho

Era uma vez há muito tempos atrás um lugarejo bem distante daqui.

Esse lugar era rodeado de uma bela floresta verde e exuberante, com pássaros e animais.

E ao lado dessa floresta tinha um lindo campo de trigo dourado pelo sol do começo da tarde.

Era finalzinho de setembro e estava sendo colhido pelos vários ceifadores e a estrada dividia ao lado outro campo, onde brotinhos verdes e pequeninos de arroz apareciam, após uma chuva foram plantados no começo do mês.

Ali viviam pouco mais de duas dezenas de famílias. Assim como a de vocês, umas com um filho, outras com dois, três, quatro ou cinco.

Uma coisa interessante era que ali naquele lugar, ninguém tinha espelho e não sabiam o que era.

Nesse lugar também, tinha uma menininha muito alegre, festiva e sorridente, brincava como os animais e de roda com as outras crianças, vivia correndo e só parava às vezes para conversava com os velhinhos.

Mas ela era muito curiosa, e tinha ouvido falar de um desses seus amigos, de outro lugarejo a duas horas de caminhada dali. Onde tinha um local muito bonito chamado de casa dos espelhos.

Há ela estava há muito tempo querendo fazer uma visita a esse lugar. Decidiu que iria logo bem cedinho antes de todos acordarem.

Saiu em sua jornada e por ser curiosa e perguntadeira, no caminho foi conversando um pouco aqui outro ali e a caminhada foi rapidinha, logo chegou ao local.

O lugar realmente era bonito e a sua frente com um grande jardim florido e maravilhoso, e a casa tinha grandes janelas de vidro transparentes e numa delas que estava aberta a garotinha olhou e viu varias outras meninas sorridentes, acenou para elas que responderam igualmente com aceno e os mesmos sorrisos. Ela ficou entusiasmada e contente e voltou correndo para casa muito feliz e com vontade de contar para todo mundo o que ela viu.

Chegando lá ela falou que o lugar era maravilhoso, tinha um grande jardim encantador e na casa dos espelhos tinha uma porção de crianças lindas e eram alegres e sorridentes também.

Um de seus amigos meio emburrado que sempre vivia competindo com ela, (acho que ele gostava mesmo era dela), disse que isso não era possível e que ela estava mentindo e que provaria que estava errada.

No dia seguinte ele também acordou cedo e partiu para o tal lugarejo. A caminhada foi longa e cansativa.

Chegando lá ele observou que tinha um jardim sim, mas que não era assim tão belo e vendo a casa dos espelhos, também percebeu as janelas e em uma delas aberta olhou e viu vários meninos mal encarados, fez careta para eles e igualmente responderam com a mesma careta. Ele se assustou e saiu correndo e confirmando sua certeza, iria desmascarar a sua amiga.

Chegando a seu lugarejo ele contou todo orgulhoso e falou que em primeiro lugar pra chegar lá é muito cansativo e demorado e que não tinha nada de bonito. E essa casa dos espelhos era feia e cheia de crianças emburradas e chatas.

A menininha que ouviu seu amigo ficou desolada e triste, pois ela tinha visto coisas diferentes das do que o menino emburrado tinha falado.

Quase chorando correu para um de seus amigos de idade e foi perguntar por que estava acontecendo aquilo.

O velhinho com toda sua sabedoria e que conhecia a magia dos espelhos, contou a ela o que eram os espelhos e que não se preocupasse com aquilo.

Disse a ala também que esse lugar e a casa dos espelhos que ela viu é como a vida, ela olha pra gente do jeito que a gente olha pra ela.

Não desanime continue sorrindo e curiosa.

FIM

Obs.: Adaptado de uma fabula, história que ouvi de varias maneiras na minha infância e adolescência, uma delas gostei muito, ouvi no YouTube, do contador de histórias Augusto Pessôa, nada mais justo que telo como parceiro aqui.