Maria criança
- O brejo tem peixe?
- Que pergunta boba!
- Porque ficou tão brava?
- Não sei.
Silêncio. Maria estava magoada. Não podia abrir a boca que lá vinha bronca. Mamãe estava sempre nervosa. Papai estava sempre ausente.
Um dia Maria iria fugir de casa, para bem longe, onde ninguém sabe dela. Papai e Mamãe um dia riam baixo das bobagens da filha. A menina estava sempre calada e quando abria a boca só saía bobagens. Precisamos arrumar amiguinhos para essa menina, pensou o papai. Ela precisa de um professor particular, suas notas estão baixas, disse a mamãe. Você precisa ter mais paciência com ela, querida.
E assim, no leito conjugal, Papai e Mamãe conversavam amigavelmente.
Um dia Maria disparou a chorar por causa da bronca da mamãe. Ficou amuada por uma semana, não queria almoçar nem jantar. Pegou um naco de pão, a garrafinha térmica e subiu para o quarto em silêncio.
A vovó chegou de mudança para a fazenda. Sim, Maria mora numa fazenda.
- Maria, venha ver a Vovó. Ela trouxe uma boneca de pano para você.
- Vovó, que bom que a senhora está aqui!
- Fiz essa boneca para você. Como ela vai se chamar?
- Rosinha.
- Vovó, faz um namorado para ela.
- Que ideia, menina!
- A Rosinha precisa de um namorado.
- Nada disso. E ponto final.
Maria ficou contrariada, mas logo fez as pazes com todos. Pôs-se a brincar de boneca todas as tardes, no quarto.