O passeio na Varginha

Nosso passeio a São José da Varginha durou, se muito, um fim-de-semana, embrenhado naqueles anos cinquenta, de tanta estrada poeirenta. E embora não tenha ido para os anais, volta e meia lembrança nos traz, de tantas aventuras que aí vivemos, com papai e mamãe, na companhia de tia Conceição, tio Hildebrando, e o primo Zenrique, no auge de sua pre-puberdade.

Não sei se já era cidade aquele São José varginhal, mas era acolhedor, em seu melhor sinal. Ficamos logo na pracinha central, que ostentava uma igreja no meio, e o casario miúdo e algum nascente e renitente comércio à sua volta. E nos acomodamos ali, naquela casinha assoalhada, com uma bica d´água no quintal.

Entregues os maiores à conversação, contação de causos, e começão de biscoitos, fomos badalar na rua seguindo o primo Zen. Quanta travessura ele não nos doutrinou ao longo de uma única jornada. A que mais se ressaltou, e até alguma fé inspirou, foi na expulsão dos morcegos na torre da igrejinha. Bambu em punho, primo Zen, como Cristo com o chicote a mão, deixou o tempo limpo, feito o Olimpo de Zeus. Morcegos, adeus. A caçoação com o moleque Bodega foi outra parte da refrega. Bodega vivia a ruar e de primo Zen nunca queria se afastar, apesar.

O fato mais notório entretanto, estripulia e tanto, ficou por conta e ponta de papai, que pra mostrar suas artes de ginete, pegou o cavalo d´alguém foi dar a volta na praça, esbanjando coragem e graça. E não foi que, a certa altura, o animal empinou com ele e por muito pouco não caia de costas, esborrachando-o contra o chão. E o susto não teve igual não, para aquele destemido peão.

Noitinha, janta servida e sorvida, foi a hora de ouvir histórias. Escabrosas na língua de tia Ção, sobre demandas de terra e feitiçaria, tema predileto na região. Se me já foi o enredo, lembro ainda com medo, de um esperto e traiçoeiro Zé do Nato, que só perdia na maldade para um Nico Amâncio, feiticeiro de verdade.

Mas dormir no assoalho, apertadinho, naquele zelo, tirou toda chance de pesadelo.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 05/03/2015
Código do texto: T5159273
Classificação de conteúdo: seguro