O Macaquinho Espoleta

Em plena floresta amazônica, existia um grupo de macacos saltadores. E não é por menos que eram conhecidos assim, pois saltavam lindamente de um galho para outro, alguns chegavam fazer malabarismo saltando com apenas uma das mãos e na outra comendo banana.

Entre todos os animais que habitavam aquele lugar, não tinha um só que não olhasse quando começavam a saltarem. Era tão lindo de se ver, que fizeram uma rampa onde todos os macacos saltadores pudessem aparecer; era a maior atração.

Mas o líder dos macacos dizia que eles precisavam de muito treino e experiência, não é simplesmente chegar e saltar de um galho para outro. Por isso, que essa arte é passada de pai para filho por muitos e muitos anos. E quando atingirem certa idade terão que realizar o primeiro salto sozinho perante todos os macacos. Um ritual que todos têm que realizar.

Não tinha erro, era somente fazer TIM-TIM por TIM-TIM tudo que era passado. Mas pra variar no meio de tantos sempre tem um atravessado que era conhecido como macaquinho Espoleta e como seu nome mesmo diz era um estouro.

Estava indo tudo bem no dia do ritual, onde pais e filhos mostravam seu desempenho para o pessoal. Até chegar a vez do Espoleta, em vez de vir andando normalmente como todos os outros, ele veio virando piruletas e fazendo mil e uma caretas. Quando tropeçou no cipó e um belo tombo levou que deu dó, ficou todo machucado, e o tão esperado salto não foi realizado.

Entre os macacos foi bastante comentado.

- Vocês viram só o tombo do Espoleta?

- Nossa menina nem me fale que coisa grotesca.

-Será que ele vai se recuperar e vai querer novamente saltar?

- Hummm... do jeito que ele é estabanado, vai ser bem complicado.

Em meio a esse alvoroço Espoleta ficou morrendo de desgosto por ter desapontado o seu pai.

Que por sua vez, nem saia pela floresta para não ser mais motivo de tanta conversa.

Espoleta ficou em sua casa se recuperando. Enquanto isso, os macacos saltadores ficaram como sempre pulando. E de sua janela Espoleta ficava apenas olhando.

Foi passando os dias e ele se recuperando. Mas, será que vai pular? Será que novamente no cipó vai se enrolar?

Para não cometer o mesmo erro, dessa vez seu pai foi muito ligeiro. Foi ao líder dos macacos pedir um conselho.

- Senhor Líder dos macacos o que eu faço?

- O líder dos macacos olhando bem nos seus olhos lhe disse:

- O que você sempre fez.

E o que eu sempre fiz. Disse o pai.

Respondeu o líder dos macacos:

- Ficar do lado de seu filho. E no momento exato, quando der o tão sonhado pulo ele vai te encher de orgulho.

Esperançoso respondeu o pai:

- Assim espero senhor líder dos macacos, assim espero.

Recuperado do tombo Espoleta foi novamente realizar o seu pulo. Ao chegar ao seu destino Espoleta disse para seu pai que desta vez seria um bom menino. Atentamente escutou tudo que seu pai lhe falou, mesmo assim em certo momento Espoleta hesitou, e ao dar alguns passos ele recuou, para desespero de seu pai...de repente do nada Espoleta saiu em disparada, e por incrível que pareça dando risada o pulo executou. Seu pai se emocionou e todos ali que estavam choraram. Até mesmo o líder dos macacos não aguentou. E desse dia em diante Espoleta jamais parou.Vários saltos ele inventou. Durante sua recuperação olhava pela janela atentamente os saltos que os macacos davam e ele copiava e assim se aprimorou. E hoje, o líder dos macacos, Espoleta se tornou.

E de sua grande proeza sugiram inúmeros saltos de pura beleza. Como são lindos os macacos saltando em plena natureza.

Sandro Sansão
Enviado por Sandro Sansão em 15/07/2012
Reeditado em 19/07/2012
Código do texto: T3779641