A História de Manoel *
Manoel é um menininho de olhos atentos e brilhantes. Ele é esperto e gosta de aprender coisas novas. Vive inventando brincadeiras e todos os dias faz novas descobertas. Mas Manoel não vai à escola, ele tem sete anos e ainda não foi matriculado.
A mamãe de Manoel é muito pobre e vive de catar objetos recicláveis num lixão, por isso ele não pode dormir até o sono acabar e seus olhinhos abrirem naturalmente. Todos os dias ele tem de acordar bem cedinho, antes de o sol surgir. Sua mãe o sacode e ele se levanta cheio de sono, abrindo a boca e coçando os olhinhos. Ele não penteia o cabelo , nem escova os dentes, veste sua roupinha velha e sai a acompanhar a mãe às ruas, onde vão catando objetos até chegarem ao lixão.
Lá Manoel também tem uma função: ele ainda não aprendeu a ler, mas já sabe separar o lixo conforme o material de que é feito. E vai fuçando com suas mãozinhas à procura de toda sorte de elementos que possam ser reaproveitados. Por causa disso e por andar sempre descalço, suas mãos e pés estão sempre sujos e feridos. Não raro Manoel dá com os dedos em pregos e cacos de vidro em meio ao entulho.
Acontece também de repente, de Manoel encontrar em meio ao lixo algum brinquedo. Nesse momento, o lixão se transforma num mundo mágico, onde Manoel tem a possibilidade de ser o que quiser. Ele se esquece da fome, da sede e nem se lembra dos ferimentos nas mãos, segurando nelas o brinquedo, ele consegue viver aventuras fascinantes e pode até voar!
Mas ele não pode ficar brincando por muito tempo, sua mãe logo o adverte para que ele continue separando os objetos. Eles precisam fazer esse trabalho para ganhar dinheiro e comprar comida.
Se todas as pessoas separassem o lixo, se todas as cidades promovessem a coleta seletiva e se todas as nações lutassem para que seu povo tivesse condições dignas de vida, Manoel não estaria trabalhando no lixão, ele estaria estudando e fazendo as atividades comuns a uma criança pequena. E um dia, quem sabe, não mais haveria crianças trabalhando no lixão.
* Kelly Vyanna. Membro da ACEIB/DF.
Disponível em: www.aceib-gremioliterario-df.blogspot.com
http://kelly-literatura.blogspot.com/