O Menino que caiu no dicionário *

O avô de Danilo tem em sua casa uma enorme biblioteca com estantes altas lotadas de livros. Sempre que Danilo visita o avô o encontra na biblioteca, tomando uma xícara de chá e lendo um livro.

O menino abre a porta devagarinho e, logo que é notado, pede licença para entrar. Com o avô, Danilo tem que ser muito educado, pois ele é um homem bastante exigente.

Apesar de já ter completado seis anos de idade, Danilo ainda não consegue pronunciar as palavras corretamente. O avô lhe conta histórias e lhe ensina palavras diferentes, mostrando-lhe a forma correta de pronunciá-las. Além disso, os dois sempre acabam tomando leite com biscoitos de nata, que o menino adora.

Um dia, chegando à biblioteca, Danilo não encontrou o avô. Ficou indeciso quanto se deveria entrar ou não. Já se decidira a se retirar, quando reparou num enorme livro que estava aberto e, estranhamente, disposto no chão, bem no meio da biblioteca.

Curioso, Danilo foi entrando meio ressabiado e parou bem em frente ao grande livro. Ele era cheio de palavras e o menino ainda não aprendera a ler todas elas. Mas ele se sentiu tão atraído por elas, que, de repente, se deixou cair no dicionário. Ele realmente caiu lá dentro do livro e, daí por diante, começou a pular de palavra em palavra e cada uma lhe contava uma história.

Bem, Danilo iniciou aí uma longa trajetória que você poderá ler por completo no livro "O menino que caiu no dicionário", de Kelly Vyanna.

* Kelly Vyanna.

Membro da ACEIB/DF. Disponível em: www.aceib-gremioliterario-df.blogspot.com ou http://kelly-literatura.blogspot.com/