Jurubeba e Florzinha *
Era uma vez duas meninas, uma se chamava Jurubeba e a outra florzinha. Elas viviam na mesma casa, pois Jurubeba, que era prima de Florzinha, precisou morar na casa dos pais de Florzinha até que sua casa ficasse pronta.
No início, Jurubeba foi sozinha, mas tanto que chorava por sentir falta da mãe, que essa teve de se mudar também. O pai ficou para ajudar na construção da casa, que eles diziam que terminaria brevemente, mas que, no entanto, se estendeu por muito tempo. Assim foi que Jurubeba e sua mãe acabaram morando por um longo prazo na casa de Florzinha.
Florzinha quase murchou, pois Jurubeba não era fácil de engolir. A menina era traiçoeira, traquina, mentirosa. Inventava artimanhas para complicar a vida de Florzinha e queria mandar em tudo.
Jurubeba nunca se conformava com a atenção que as pessoas dispensavam a Florzinha, porque, na verdade, ela queria a atenção de todos apenas para ela. Fazia de tudo para que Florzinha fosse deixada para último plano, até mesmo fingia doença para chamar a atenção para si.
Florzinha era tão inocente que nem notava as artimanhas da prima. Pensava que ela era um boa menina, mas terrivelmente doente e, por isso tinha que ter todos privilégios. Florzinha não conseguia perceber as estratégias de Jurubeba para usurpar a situação que deveria pertencer à prima e não a ela.
Chegou-se a um ponto que Jurubeba tinha perfume de flor e Florzinha secava solitariamente por falta de cuidados. E isso foi assim até que as duas se separaram e Florzinha finalmente se descobriu como flor, sem a influência amarga da Jurubeba.
* Kelly Vyanna.
Membro da ACEIB/DF. Disponível em: www.aceib-gremioliterario-df.blogspot.com ou http://kelly-literatura.blogspot.com/