O HOMEM DO SACO

Quando eu era criança ouvia os adultos falando sobre o tal homem do saco. Naquele tempo, diziam que esse homem sequestrava as crianças que não se comportavam; crianças que não obedeciam aos pais. Falavam que ele as colocava dentro de um saco e as levava para sua cabana no meio da mata, onde as comia. O que poucos sabem é que essa história tem origem antiga e com o passar dos séculos foi se popularizando principalmente com a intenção de assustar as crianças mal criadas e bagunceiras.

A lenda do homem do saco teria surgido na época de São Nicolau, aquele que ficou conhecido mais tarde como Papai Noel. Dizem que antigamente, na semana de Natal, São Nicolau costumava sair para levar presentes para as crianças e adultos carentes, e quem auxiliava o bom velhinho era o seu temido ajudante. São Nicolau estava sempre na companhia de um homem velho, feio e rabugento que carregava um saco nas costas. O assustador ajudante ainda carregava um cajado com o qual ameaçava as crianças.

São Nicolau era um senhor bondoso e generoso que ia passando de casa em casa nos vilarejos, visitando as crianças e suas famílias, e quem carregava os presentes era o sempre mal humorado homem do saco, que passou a ser conhecido pela sua agressividade e expressão carrancuda. O homem do saco ameaçava atacar as crianças, dizendo que ia leva-las dentro do saco para comê-las. Claro que tudo não passava de um bizarro “teatro educativo” previamente combinado entre o ajudante e São Nicolau. A intenção era ensinar as crianças que obedecer aos pais se comportando direitinho, era a melhor escolha e com isso, São Nicolau sempre traria presentes no próximo Natal.

Segundo a antiga lenda, São Nicolau era um bom velhinho que vinha recompensar as crianças e as famílias que valorizavam os bons costumes e o espírito natalino. Porém, ele vinha acompanhado do nada simpático homem do saco, que interrogava, pressionava, aterrorizava e ameaçava todos que ousassem mentir para São Nicolau. As crianças morriam de medo e claro, inocentes, juravam que estavam sendo boazinhas e tinham aprendido a lição; afinal, nenhuma delas queria ser levada pelo homem do saco e acabar devorada pelo malvado ajudante de São Nicolau.

A psicologia infantil daquele teatro natalino encenado pelo Papai Noel, ou seja, pelo bondoso e engenhoso São Nicolau e seu hostil ajudante, trouxe um efeito positivo para as crianças, suas famílias e suas comunidades. A visita de São Nicolau e do homem do saco no período do Natal foi ganhando fama; até que, em algum momento da história, o homem do saco foi desvinculado da lenda do Papai Noel.

Os pais passaram a usar a lenda do homem do saco para ameaçar os filhos que estivessem sendo mal criados ou que não obedeciam. O homem do saco passou a ser visto pelas crianças como um psicopata que sequestrava e punia as crianças na sua cabana na mata. Assim, se criou uma lenda a partir de uma lenda. Eu temia muito o homem do saco. Quando aprontava alguma, meus pais me colocavam medo, falando que me deixariam na rua e quando o homem do saco me visse, me levaria.

Deus me livre. Nos dias atuais, a psicologia infantil evoluiu ao ponto de entender que esse tipo de ameaça causa danos no desenvolvimento de uma criança. Encorajar e estimular são atitudes melhores e mais saudáveis do que as de amedrontar e ameaçar. A bondade, o amor e a educação é sempre o melhor caminho; como queria nos ensinar o bom velhinho São Nicolau. O nosso amado Papai Noel.

Adriano Besen
Enviado por Adriano Besen em 20/12/2021
Código do texto: T7411296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.