OS PROBLEMAS DO MUNDO
Scaramouche pedalava calmamente por uma estrada estreita, cercada de árvores altas que balançavam ao sabor do vento. Era um dia agradável, mas sua mente estava inquieta. Ele, um homem moldado pela resiliência, raramente deixava os pensamentos negativos ganharem força, mas naquela manhã, uma sombra de descontentamento o acompanhava.
"Os humanos...," pensou, ajustando o ritmo da pedalada. "Não todos, claro. Há aqueles que são como estrelas, iluminando os caminhos dos outros. Mas a maioria... ah, como decepcionam."
Ele parou a bicicleta, encostando-a em uma árvore. Olhou para o horizonte, onde o sol começava a subir, majestoso e indiferente aos dramas humanos.
"Guerras, roubos, insegurança... e a fome. Como podem tantos viver com tão pouco, enquanto alguns poucos têm tanto que nem conseguem gastar? Não é justo. Não deveria ser assim." Ele apertou os punhos, sentindo um calor subir pelo corpo.
Mas então suspirou, longo e pesado, deixando o peso de sua revolta se dissipar com o ar. "Mas a vida... a vida é isso. É o que temos, e temos que viver. Não adianta remoer o que não posso mudar sozinho. Cada um faz o que pode, não é?"
Ele sorriu levemente, lembrando-se das pessoas que já haviam cruzado seu caminho e que faziam a diferença. Aquela professora que usava parte do salário para alimentar crianças carentes, o vizinho que consertava bicicletas de graça para as crianças do bairro, o amigo que, mesmo com tão pouco, nunca negava ajuda a quem precisava. "Ainda há luz nesse mundo."
Voltando à bicicleta, ele começou a pedalar novamente, o coração mais leve. "Se eu posso fazer algo, mesmo que seja pequeno, já vale a pena. A vida é assim... e assim devemos viver. De cabeça erguida, sempre lutando por um amanhã melhor."
Neri Satter – Novembro de 2024 CONTOS DO SCARAMOUCHE