Mar de Trevas
O USS "Catshark" emergiu na superfície calma do mar Jônico numa noite nublada, cerca de 10 milhas náuticas a oeste da ilha de Corfu. O submarino precisava recarregar as baterias, procedimento arriscado, embora necessário, agora que sua missão principal havia sido cumprida e precisavam retornar submersos à base temporária em Gibraltar. Ao lado do imediato, tenente Weaver, o capitão Fletcher subiu à torre da embarcação para tomar um pouco de ar fresco e analisar os arredores.
- Parece que chegamos aqui no momento certo - comentou Weaver, mãos apoiadas na amurada metálica. - Os italianos se renderam, e os alemães ainda não deram as caras.
- Não acredito que os alemães vão levar muito tempo para ocupar a ilha - avaliou o capitão, segurando um binóculo à frente dos olhos. - Esse vácuo de poder deve ser preenchido muito em breve.
- Espero estar bem longe quando isso acontecer - redarguiu Weaver.
- Mantenha seus dedos cruzados, - foi a resposta do capitão, erguendo os binóculos para o céu, onde o inequívoco ruído de motores de avião podia ser ouvido aproximando-se - mas acho que temos companhia.
Fletcher inclinou-se sobre a escotilha aberta da torre, atrás dele, e gritou para baixo:
- Martin! Quanto tempo para carga total?
- Mais meia hora, capitão! - Foi a resposta da sala de comando.
- Droga! - Resmungou Fletcher, voltando a apontar os binóculos para cima.
Um avião de reconhecimento surgiu dentre as nuvens. Fletcher o reconheceu como um triplano BV 138 da Luftwaffe.
- Alguma possibilidade de que nos confunda com um U-Boot? - Indagou Weaver.
- Está escuro e não contam com um submarino norte-americano no Mediterrâneo - ponderou Fletcher. - Se não tentarem fazer contato, ganhamos algum tempo.
A tripulação do BV 138 parecia estar curiosa quanto à procedência do submarino desconhecido. O triplano baixou ainda mais e fez um grande círculo sobre a embarcação.
- Martin! Não temos muito tempo! - Alertou Fletcher.
- Mais vinte minutos, capitão! - Redarguiu o operador.
Finalmente, o BV 138 pareceu satisfeito e subiu para as nuvens, desaparecendo pouco depois.
- Não estou gostando disso - resmungou Fletcher. - Vamos sair daqui.
Capitão e imediato desceram para a sala de operações na torre do submarino, e Weaver fechou a escotilha atrás de si.
- Leme, dois terços à frente! - Gritou o imediato para o operador do leme.
- Dois terços à frente, senhor! - Acedeu o operador, girando o botão no console para a posição solicitada. O giro dos motores a diesel subiu, e o submarino arremeteu contra as ondas.
O "Catshark" havia acabado de recarregar as baterias, quando o operador de radar acusou a chegada de uma embarcação em curso de interceptação.
- Os alemães só possuem um destróier em todo o Mediterrâneo - avaliou o capitão. - Vamos partir do princípio de que seja ele.
A ordem para submergir foi dada; em instantes, o "Catshark" submergiu sob as ondas.
[Continua]
- [28-07-2021]