As Cinzas de Isaque

Nezer ben Tzofar entrou no aposento onde o copista Givol ben Ordan dedicava-se a copiar um trecho do Tanakh. Givol encarava um papiro parcialmente preenchido, testa franzida.

- O que houve, meu caro? Dúvidas de ortografia? - Indagou Nezer, aproximando-se da mesa do escriba.

- Não é bem uma dúvida... foi uma ideia que me ocorreu enquanto copiava o trecho do sacrifício de Isaque.

- O que tem o sacrifício de Isaque? - Questionou Nezer. - É uma das maiores demonstrações de arrependimento descritas no Tanakh!

- Esse é precisamente o ponto - admitiu Givol. - Abraão se arrepende de ter duvidado da palavra de D'us e sacrifica o filho no monte Moriá, queimando seu corpo como oferenda.

E desviando o olhar do papiro para o colega:

- Mas por que teria que ser assim? D'us poderia poupar a vida de Isaque no último momento, dando-se por satisfeito com a vontade expressa por Abraão e perdoando-o por sua anterior falta de fé.

Nezer cruzou os braços.

- É uma ideia bondosa, mas se você poupar a vida de Isaque, vai criar um tremendo erro de continuidade. Após o sacrifício, Isaque desaparece do Tanakh - como deveria ser, aliás, já que está morto!

Givol cofiou a barba.

- Não seja por isso. Posso reaproveitar partes da vida de Abraão, mudar alguns nomes... e pronto - teremos Isaque de volta ao Tanakh!

Nezer aproximou-se para examinar o papiro mais de perto.

- Ah! Estou vendo que já começou a fazer isso.

- Ele faz um pacto com o rei Abimeleque e lhe dá a própria esposa, Rebeca, dizendo que era sua irmã - resumiu Givol.

- Não acha que vão lhe acusar de plágio?

- Talvez de falta de imaginação, mas ao menos dou um desfecho mais condizente com alguém que foi poupado da ira divina - replicou Givol.

Nezer aprumou-se.

- Agora, me diga: por que todo esse trabalho? O que ganha poupando a vida de Isaque?

Givol mergulhou o cálamo no tinteiro.

- Nosso povo precisa de um pouco de esperança, meu caro; desde que fomos trazidos para a Babilônia, as perspectivas parecem cada vez mais sombrias. Por que não apresentar o sacrifício de Isaque como uma história de redenção?

Como Nezer franziu a testa, acrescentou:

- D'us não nos quer mortos em nome do cumprimento da sua palavra. Mas temos que aceitar até mesmo essa possibilidade, quando Ele determina o que devemos fazer.

E tomado de súbita inspiração, continuou a escrever o curto capítulo dedicado à vida de Isaque.

- [13-02-2021]