A experiência

À luz dos acontecimentos posteriores, a atitude do professor Nathan Chambers ao saber das intenções do doutor Ethan Doyle, em reprisar o experimento de von Baumgarten, deveria ter despertado as suspeitas do meu velho amigo. Este, todavia, pareceu divertir-se ao saber que seu oponente de cátedra avisara que assistiria seu fracasso da primeira fila.

- Como então ele espera que eu reproduza "ipsis litteris" a malfadada apresentação de von Baumgarten? Tanto melhor, vai sair chamuscado dessa!

- Então não pretende informar previamente de que não se trata de uma nova tentativa de comunicação entre espíritos, com pacientes mesmerizados? - Questionei. - Será tal atitude considerada cientificamente legítima?

- Veja... - refutou Doyle. - Eu não estou mentindo sobre o propósito geral da apresentação, trata-se de uma verificação da aplicabilidade do princípio teórico de von Baumgarten. Apenas não irei revelar que em vez de dois homens, estarei usando um homem e um animal. Se tudo funcionar a contento, farei então uma exposição sobre os motivos que me levaram a alterar o sentido do experimento original.

- E se você falhar, como espera Chambers? - Insisti.

- Eu não pretendo falhar - replicou Doyle, serenamente.

[Continua]

- [20-12-2019]