O Universo Ambidestro
Alienígenas fizeram contato com a Terra por rádio, e como não haviam ainda combinado um método para transmitir imagens (embora certamente eles possuíssem órgãos de visão equivalentes aos dos humanos), uma discussão acalorada surgiu entre os cientistas sobre como transmitir conceitos de posicionamento espacial, tais como esquerda e direita. Um físico lembrou então do experimento de Wu.
- Desde que os alienígenas não habitem um mundo de antimatéria, se descrevermos a experiência de madame Wu, certamente saberão ao que estamos nos referindo com os conceitos de esquerda e direita.
- Há alguma possibilidade de que os alienígenas habitem um mundo de antimatéria? - Indagou preocupado uma alta patente militar que acompanhava os debates.
Os cientistas apressaram-se a explicar que, dentro da Galáxia onde está o Sol, não havia a menor possibilidade de existir um mundo feito de antimatéria.
- A galáxia inteira teria que ser constituída de antimatéria - acrescentou o físico. - A minha colocação foi puramente retórica.
- E no que consiste o tal experimento? - Indagou o militar.
- Em linhas gerais, é uma contagem do decaimento de partículas beta do cobalto-60 - explicou o físico. - Antes do experimento de madame Wu, acreditava-se que em condições controladas, a emissão de partículas beta deveria ser equilibrada, não privilegiando nenhuma das duas direções, esquerda ou direita. O que se verificou na prática, é que a natureza é ambidestra, mas apresenta uma ligeira tendência a privilegiar a esquerda...
Como o militar continuasse com cara de quem não entendeu nada, um astrônomo exemplificou:
- Se os alienígenas conhecerem os efeitos práticos do experimento de Wu, poderão entender o que são os conceitos de "esquerda" e "direita", através dos quais seremos capazes de estipular meios de transmitir imagens.
- Ah sim - comentou o militar, sem ainda parecer estar entendendo alguma coisa.
O experimento de Wu foi cuidadosamente explicado aos alienígenas, os quais demonstraram já conhecê-lo. A partir daí, a próxima informação transmitida foi a de que os seres humanos (e quase 100% dos animais da Terra) obedeciam à simetria bilateral.
- No plano sagital, temos uma porção esquerda e uma porção direita - descreveram aos alienígenas. - Grande parte dos humanos têm a porção direita como dominante; para a manipulação de instrumentos, por exemplo.
Os alienígenas acharam curiosa a informação.
- Então, vocês não são ambidestros e apenas uma minoria entre vocês é de canhotos? - Indagaram.
- De fato - admitiram os terrestres.
- Isso explica muita coisa - foi a resposta críptica recebida.
- [06-11-2019]