Oceano de plástico
Quando o helicóptero atingiu as coordenadas previstas, sobre o oceano Pacífico, a primeira coisa que percebi é que não havia nada para ser visto ali, além das ondas azuis agitadas pelos rotores da aeronave.
- O lugar é este? - Indaguei ao piloto.
- Segundo o GPS, estamos exatamente sobre ele - confirmou o homem. - Mas não estou vendo a tal ilha de lixo de que nos falaram.
- Talvez tenha sido arrastada pelas correntezas - sugeri.
- Improvável - replicou ele, movendo o helicóptero para a frente. - A última observação, feita anteontem, registrava que o lixo ocupava uma área de milhares de quilômetros quadrados. Não pode ter desaparecido do dia para a noite...
- E se tiver afundado? - Ponderei.
- A maior parte é plástico - retrucou o piloto. - Não tivemos sequer uma tempestade nesta região para justificar o sumiço ou dispersão do material...
Eu já estava pronto para ligar para o navio oceanográfico de onde havíamos partido, quando as águas abaixo de nós começaram a girar num vórtice, como se um gigante houvesse puxado o tampão de uma banheira. Por precaução, o piloto subiu para cerca de 100 m de altura, de onde podíamos apreciar o espetáculo presumivelmente em segurança.
- Mas que diabos é isso? - Murmurei, apreensivo.
- Parece que descobrimos o que removeu o lixo da superfície - redarguiu o piloto, olhando por cima dos óculos espelhados.
- Se for um fenômeno natural, - ponderei - o lixo deverá ressurgir após o fim do fenômeno.
O redemoinho, com cerca de 40 m de diâmetro e girando velozmente, permaneceu ativo por talvez cinco minutos. Depois, desapareceu, devolvendo a superfície do oceano ao seu aspecto habitual.
- Gravou tudo? - Indaguei.
- Pode apostar - afirmou o piloto, fazendo uma curva para retomar o caminho de volta ao navio-base. - O que acha que foi aquilo?
- Parece que algo resolveu assumir a nossa responsabilidade de limpar os mares - retruquei, olhos postos no horizonte. - Só espero que, mais à frente, não resolva apresentar uma fatura muito alta pelo serviço...
- Vou ficar preocupado se resolverem deter a poluição na fonte - retrucou o piloto, muito sério.
- [13-07-2019]