Mistério da locomotiva mal assobrada
Cidade Araçatuba sp. População 190 mil pessoas.
O bairro existe a pelo menos a 51 anos e fica apenas a 6 quilômetros do perímetro urbano.
A pelo menos 30 anos ouve um grau de desenvolvimento devido a implantação de uma usina de álcool, Atualmente conta com escolas, alguns mercados de pequeno porte, casas, algumas de madeira ainda cercadas de fazendas e o mst tentando a posse de algumas delas, mas vamos a historia.
Precisei consultar os moradores mais antigos e como sou técnico de informática e presto serviço no bairro não tive dificuldade de achar dois moradores da fundação do bairro e falei logo sobre o caso que mais intriga a cidade que é sobre uma ferrovia já a muito tempo desativada que ate hoje se ouve o barulho do trem e se vê passageiros neles.
Seu Jose de 75 anos foi o 1 que indaguei.
Eu disse: seu Jose a quanto tempo mora aqui ?
- Ele respondeu a mais de 50 anos quando vim para cá o bairro não existia o que tinha era uma praça uma igreja e o empório e casas, mas todas nas fazendas, vim para trabalhar em uma delas.
Fiz mais uma pergunta quando nasceu o bairro?
- Seu Jose: a mais ou mesmo 50 anos atrás lembro me bem eu tinha 20 anos na época quando a estrada boiadeiro que chegava apenas ate as fazendas foi estendida por mais uns 20 quilômetros e nem sabíamos porque.
Logo as fazendas cederam certo espaço e algumas casas foram construídas fora delas e logo caminhões começar a passar em direção a um área de mato rasteiro no fim da estrada. Era a usina Álcool azul sendo construída.
Também uma estrada cortava uma área dentro das fazendas esta era para a linha trem que vinha da cidade e já fazia 20 anos que eu morava no bairro.
No auge da malha ferroviária tinha ate trem para passageiros e outros para escoar a produção. Mas com tristeza digo a linha foi desativado em menos de 10 anos, depois que a vicinal foi pavimentada, o trem era um ótimo transporte mais ate coletivo começou a vir ao bairro depois de asfaltado.
Seu Antônio entra na conversa. Embora a usina tenha gerado muitos empregos o bairro continuou muito pobre e um grande numero de cortadores de cana vieram residir no bairro.
Eu perguntei, e a historia do trem mal assombrado logo seu Antônio levantou da cadeira e bateu 3 vezes na mesa e disse cruz credo.
Atualmente faz 22 anos que a locomotiva foi desativada disse eu.
Sim, respondeu seu Antônio mais parece que ela esta ativa muitas pessoas que andam pelos trilhos já correram pois ouviram o som de um trem chegando.
Meu filho Calos disse seu Antônio ouviu o som do trem e ainda o apito e pior ele tinha apenas 10 anos e chorava muito.
Pensei que fosse uma brincadeira, mas os amigos dele também choravam eu fiquei uma semana com ele, pois não dormia a noite .
E o Senhor seu Jose viu algo estranho?
Sim, e mais de uma dúzia de pessoas viram também, uma parte delas já morreram, porém algumas estão vivas.
Era o dia de São Pedro e tinha uma festa junina no bairro a festa era muito badalada.
A rapaziada e algumas moças da cidade foram para a antiga estrada de ferro, quando demos falta do grupo logo pensamos devem estar perdidos e fomos atrás.
A linha que passada o trem é antiga e sinuosa qualquer um poderia se perder por lá à noite.
Eu estava com 5 pessoas e lanternas, gritávamos pelos jovens e nada, mais o pior susto veio quando. Pausa, Seu Jose deu um suspiro e suava muito.
E continuou uma luz muito forte vinha descendo a antiga linha fazendo curvas e apitando logo ouvimos o grito dos jovens.
Corremos a pouco mais de 500 metros os jovens estavam petrificados ao lado da antiga linha.
Nos vimos apenas a luz e som de um apito de trem mas os jovens disseram:
Tinha um trem que passou ao nosso lado e tinha passageiros dentro dele.
Logo saímos da li e voltamos para a festa já recomposto ninguém duvida do que vimos não poderia ser uma alucinação com tantas pessoas.
No outro dia pedimos para um padre abençoar o local. Mas os jovens eram da cidade e espalharam a noticia. Por um tempo muito gente veio aqui.
E depois foi esquecido.
Eu disse obrigado e fui consultar outro morador.
Ele corroborou a historia.
E sua esposa dona Maria disse: outros moradores dizem ouvir um apito de trem.
Atualmente a uma pequena base da policia militar e perguntei a um policial e ele disse ter ouvido a mesma historia e disse que pode não passar de uma lenda urbana.
Peguei minha motocicleta Cb 500 e sai do Bairro pouco desenvolvido de Engenheiro Taveira e pela vicinal eu vi parte da ferrovia com o mato a crescer em sua volta.
Parei um pouco e pensei na fala e no gesto corporal das pessoas que conversei, voz tremula, arrepios, inquietação então pensei não poderia ser invenção.
Liguei minha moto Cb 500 e pensei em ir atrás de alguns daqueles jovens o duro é que não consegui sequer um numero de telefone, pois eles eram apenas visitantes.
Fui para casa com a frase: A mais mistérios entre o céu e a terra do que julga nossa van filosofia.