Dando o troco

Logo percebemos que havia algo errado quando começamos a cruzar com grupos de civis assustados indo na direção contrária à nossa, carregando seus pertences em carrinhos de mão, carroças puxadas por búfalos e até mesmo num riquixá. Parei o caminhão no acostamento e saí para falar com um soldado do Exército Revolucionário, cabeça enfaixada.

- O que houve? Por que estão todos fugindo? - Perguntei, em mandarim.

- Ataque dos japoneses... tomaram Nancheng e a incendiaram... milhares de mortos!

Jie bateu no meu braço.

- Voltamos daqui. A última coisa que quero é encontrar o Exército Imperial de novo!

- Podem me dar uma carona? - Pediu o soldado.

- Para onde vai? - Indaguei.

- Qualquer lugar longe dos japoneses!

- Suba - convidei.

Engatei uma primeira e manobrei o Dodge 1939 para iniciar o caminho de volta.

- Vamos perder um bom dinheiro não fazendo essa entrega... - comentei.

- Vendemos para outro lugar - minimizou Jie.

- Seu amigo está certo - disse-me o soldado. - Não há como negociar com os japoneses.

Acendi um cigarro. Jie e o soldado declinaram minha oferta.

- Mas o que houve de tão sério para que o Exército Imperial incendiasse a cidade? - Perguntei ao soldado, olhos fixos na estrada de terra em frente.

- Foram os pilotos americanos...

- Pilotos americanos? - Lancei-lhe um olhar intrigado.

- Os americanos fizeram um ataque-surpresa à Tóquio... os pilotos não tinham combustível suficiente para voltar ao porta-aviões, e pularam de pára-quedas sobre a China. A maioria conseguiu escapar com a ajuda de civis, mas alguns foram capturados pelos japoneses. Em retaliação, decidiram incendiar a cidade.

Assoviei.

- Americanos atacando Tóquio... quem diria que isso seria possível, menos de seis meses depois de Pearl Harbor!

- Eles provaram que é possível - retrucou o soldado. - Os japoneses não são invulneráveis, como apregoam.

- Os japoneses não são deuses - ponderei.

O soldado tinha uma expressão de pesar no rosto.

- Estão mais para demônios!

Dei uma tragada no cigarro e pisei com mais força no acelerador.

- Demônios também morrem - retruquei.

- [09-12-2017]