NAMASTÊ, ÍNDIO DE CORAÇÃO

Namastê é uma palavra Indígena que significa Coração.

Essa história vai falar exatamente de um índio que vivia brincando numa floresta bem próxima a sua tribo, mas um dia, ele ouviu que seu pai, já falecido, havia sido enganado por uns homens brancos, fingiam ser amigos: _ Eles diziam querer proteger a floresta, mas na verdade, estavam querendo destruir a floresta, por causa da madeira. Numa dessas vindas do homem branco aquelas tribos, mataram bastante índios, inclusive os pais de Namastê. Então esse pequeno índio, ficou aos cuidados do pajé. Um dia, quando pulava de galho para o outro, que era sua brincadeira predileta, caiu de um galho muito alto e ficou no chão.

O pai de Paul e Viryard é vendedor de móveis ( sofás, mesas, cadeiras, camas) e a mãe é professora. O pai de Giulio e Michel trabalha como lojista, já a mãe é funcionária de uma agência bancária na cidade. O pai de Emylio é Dentista e o pai de João Guerra é farmacêutico. A mãe de Emylio é também enfermeira e colega da mãe de Raymon, já a mãe de João Guerra e nutricionista.

O pai de Paul ( Paul LEONARD) e o pai de Giulio ( Carlos Andrigo) dependem muito das madeiras que entram para fabricar móveis que vendiam em suas lojas. Por isso é que defendiam a destruição das florestas sem pensar nas consequências que isso causaria ao planeta. Mas em momento nenhum pensaram matar qualquer ser humano, isso veio de alguns mal intencionados.

Viryard é irmão de Paul, que não era de fazer trilhas, então não costumava seguir os passos do irmão mais novo. O pai de Raymon (Rayman) trabalha com a segurança em Manaus, a mãe é enfermeira, por isso é que Raymon sempre consegue carregar sua farmacinha de vez em quando.

Todos eles vão saber como é viver ao lado do:

Num belo dia de sol, uma turma de garotos, eram eles: Raymon, Viryard, Emylio, João Guerra, Michel e Giulio que viviam fazendo trilhas nessas florestas viu o índio machucado, Raymon o mais velho de todos carregou o índio até uma cabaninha que eles conheciam que havia ali perto, e lá com uma caixinha de remédios que eles sempre levavam consigo para emergência e trataram do pequeno índio. Quando o moleque acordou e viu que estava rodeados de homens brancos, ficou assustado e começou a querer fugir.

Então Raymon falou: _ Calma menino: _ Ninguém aqui quer lhe machucar. Tratamos de cuidar de seus ferimentos, não percebeu. Então o índio percebeu que ninguém ali estava querendo machuca-los, mas não falou mais que seu nome. _ Como você se chama: _ Namastê respondeu o índio e quando João Guerra abriu o seu notebook que ele sempre levava consigo para informações extras, pensando usar internet, aí que o índio se assustou mesmo e quis fugir. E Viryard calma Namastê isso que ele está utilizando é uma espécie de computador ( Notebook) que não faz mal a ninguém. Mas Giulio diz: _Esquece João aqui não vai adiantar, não tem tomada, nem extensão e também não tem área. Mas Michel viu uma tomada e Raymon foi pegar uma extensão em sua casa. Quando chegou em sua casa chamou Paul para que ele viesse com eles para ver algo. _Você vem com a gente Paul não queria, mas Raymon lhe convenceu vir com eles um dia e ver o índio. Paul viu e diz: _ Ótimo já o vi. Mas não o quero em casa. Mas ninguém falou que ele vai ficar na sua casa. Relaxa amigo! Se ele for ficar é na minha casa. Fica sossegado. Por enquanto ele vai ficar nessa cabaninha, mas ninguém pode ficar sabendo disso. É ele está muito assustado.

_ Mas com que? Vai comer o que? Perguntou Paul. _Bem pensado Paul. _ Não sei ainda vou trazer de casa alguma coisa para ele comer. Paul de novo, mas o que ele come? _ Não sei ainda Paul, respondeu Raymon, mas vou procurar saber.

Mas enquanto que Raymon, Paul, Michel e Giulio foram para suas casas. Emylio, Viryard e João Terra ficaram com Namastê na cabaninha. De repente ouviram que alguns homens brancos estavam para entrar nessa cabana, então se esconderam junto com o índio fora dela.

João terra havia conseguido colocar o Notebook, no gravador e filmava. Os homens estavam tão ocupados em planejar como iam derrubar as florestas que nem perceberam que estavam sendo filmados. Assim que saíram, João Terra, Emylio, Viryard e o índio voltaram a cabaninha. Imediatamente João Terra, colocou para ouvir e ficaram horrorizados com que ouviram. Quando Paul, Michel, Giulio e Raymon que trouxe um pouco de comida para o índio, João Terra colocou a conversa para todos ouvir. Todos ficaram decepcionado, menos Paul, esse não queria ir contra seus pais. O índio, mesmo sabendo que era, estava muito faminto e comeu a comida, felizmente gostou e passou bem.

Paul e viryard brigaram feio e num desses rachas, Paul derrubou Viryard. Esse caiu e bateu cabeça forte. Paul viu que foi estúpido voltou para trás, socorreu o irmão e o levou de volta para cabaninha. Mas alguns deviam voltar logo para casa, para não levantar suspeitas do que estava acontecendo. Raymon estava pegando caixa dele com os remédios, mas o índio com seus sinais, diz : _ Não! Conhece cura, que está nas folhas, mas precisa de achar um pajé, esse o cura. Mas Raymon diz: _ Você não pode sair lá sozinho, terá que alguém ir com você, então deixou todos tomando conta, dizendo, não os deixa dormir, conversa com ele, até nós chegarmos e eles o fizeram que Raymon pediu. Raymon e o índio saíram a procura do pajé, mas só encontraram uma pajé. E ao encontrarem o índio falou com ela que entendeu a gravidade da situação. A Pajé pegou seus remédios e todos os utensílios e logo conseguiu curar o garoto. Índio foi ajudado, então tinha índios que ajudá-los.

Viryard melhorou bem e logo lembrou do que aconteceu mas perdoou seu irmão. Raymon, acredito que vai ser difícil convencer Paul de não ajudar entregar os bandidos, pois meu pai faz parte desse plano de destruir essas árvores, queimar as matas e as tribos fazer delas albergues para alojamentos de turistas. Temos que fazer de tudo, para convencê-lo de que se fizerem isso, eles poderão aumentar o buraco que fizeram na camada de Ozônio, provocando o aquecimento global. Paul chega na cabana, quando vê que se u irmão já se recuperou, o abração e pede desculpas. Eu até aceito suas desculpas, desde que você ajude a convencer nosso pai a desistir desse plano e destruir as tribos indígenas, as matas e árvores. _ Tudo bem, vamos supor que eu consiga, do que nós vamos viver, se não puder mais derrubar árvores, os móveis vão ser feitos do que? E como serão vendidos? _ De material reciclável Paul, já ouvi dizer que existem móveis feitos de materiais recicláveis e que dura bem.

_ Ótimo! então convence seu pai, eu não. Nós vamos fazer isso. Você se lembra do que foi feito o remédio que ajudou a me curar? De plantas medicinais, meu irmão. Essas folhas que existem na mata, tem bastante ervas medicinais que ajudam a curar muita gente. Agora se se nossos pais, os pais de Raymon, e outros que queiram derrubar árvores fazer, queimadas, destruir tribos, vão estar matando a gente também. Precisamos pará-los com essas ideias, afinal, índios também são gente, também são seres humanos merecem ter suas terras para poder viver e se proteger dos males que trazem o homem branco.

Entendeu, que você precisa nos ajudar agora a convencê-los. Cada um de nós vamos ter que convencer essa gente. Reunir nossos pais e tentar convencê-los e são conseguirmos, perguntou Emylio?, então teremos que entregá-los, vocês teriam coragem? E João Terra respondeu:

_Agora pode ser que sim. Mas na hora, temo que não tenha essa coragem. Primeiro precisamos ter uma conversa com eles. _Mas como perguntou Michel? E Raymon respondeu: _ João Terra vai fazer um convite anônimo, mas como se fosse os patrões deles, convocando para uma reunião com todos aqui na cabaninha. Eles vão pensar que serão os patrões aí nós aparecemos. Teoricamente parece fácil. _ Giulio diz: Mas se desconfiarem teremos que correr esse risco.

E a reunião terá que ser num final de semana. Para não atrapalhar ninguém. Depois de algum dias, a mãe de Viryard nota que ele havia se machucado. Ele diz que caiu de bicicleta e que a mãe de Raymon o ajudou. Ela então, diz que iria agradecer, mas Viryard responde: Relaxa já agradeci.

No dia seguinte, depois da aula, eles foram para casa, mas tarde voltaram para cabana. João Terra em sua casa, mandou uma convocação de reunião, para OS SITES DE SEGURANÇAS, das finanças da loja de móveis do pai Paul e Viryard, enfim, uma convocação de reunião para todos. Todos os pais que trabalhavam no setor de seguranças e venda de móveis e envolvidos na matança de índios da cidade, todos eles estranharam, mas confirmaram presença. Então João terra ligou para seus amigos e confirmou a convocação está feita. Será nesse domingo 17 horas na Cabana.

Pouco antes da reunião, o índio foi com a pajé, se esconderam na mata. Eles se esconderam na cabana, e depois que os pais e os envolvidos entraram, Giulio fecha porta, se que ninguém perceba. Que palhaçada é essa, pergunta Rayman, quem chamou a gente e os meninos pareceram e disseram:

_ Nós todos. Já sabemos do plano de todos vocês e não queremos que destruam nada, nem árvores, pois acabariam com a fotossíntese, nem matas, nem índios, a final, eles também seres humanos e merecem viver. _ eles podem até merecer em outros lugares. Não aqui. Essa terra é nossa.

_ Não senhor meu pai. Raymon, você também está contra mim. Então pois saiba, que você não mora mais em casa, nem mais é meu filho. E este respondeu: _ Posso não ser mais seu filho. Posso não morar mais na sua casa e vir morar aqui. Mas você não vai mais destruir esse planeta, nem essas matas, ou eu vou denunciá-los ao IBAMA e aí jamais terá mais nada. O senhor é quem sabe. _ Você não terá coragem seu próprio pai, não é? _ quer experimentar? E quem prova vocês têm contra nós? João mostra o vídeo e João colocou o vídeo. Vamos mandar isso para o IBAMA, caso insistem em matar os índios e prejudicar nossas matas na Amazônia.

Ao sair da cabana, os pais contaram tudo as suas esposas, que contaram a todas as mães, essas proibiram seus filhos de irem até a cabana. Eles ficaram de castigo um mês. Mas os pais tiveram que adiar seus planos para não serem denunciados e ainda pagaram seus capangas para dar um jeito de sumir com o vídeo.

Então quando João Terra estava saindo da escola, uns capangas o pegaram e o levaram até a cabana. Lá o arrancaram a roupa e o amarraram e disseram se não nos disser onde estar o vídeo e como apagá-lo, recebemos ordens para mata-lo. Minutos depois... Viryard e Emylio chegaram de bicicleta e se esconderam atrás da cabana. Com viryard estava um canivete velho que pela janela de fora, jogou próximo a

João que se desamarrou. E depois se escondeu no banheiro que ficava do lado. Um dos capangas foram ver o que estava acontecendo e viram que o garoto havia escapado das cordas. Então foram olhar pela janela e Emylio o puxou. João Terra pegou as cordas e jogou para que Emylio e Viryard amarrassem o primeiro capanga. Já outro viu e colcou a arma na cabeça de João Terra. Enquanto tudo isso acontecia, os meninos estavam chegando de bicicleta a cabana, imediatamente chamaram a polícia e os responsáveis pelo IBAMA.

Ao entrarem viram que João Terra, Emylio e Viryard estavam em poder dos bandidos. Estes ameaçaram matar os meninos caso João não dissesse onde estava o vídeo, como apagá-los. Mas sequer deu tempo de Raymon falar, porque a polícia chegou e deu ordem para que os bandidos soltassem os meninos e Raymon mostrou pelo Notebook do João Terra o vídeo com a gravação de todo plano do Rayman. E os pais de Giulio e Michel e Paul tiveram que mudar de ramo, vender as coisas, pois as madeiras foram confiscadas pelo IBAMA. O Pai de Raymon foi preso e sua empresa de segurança foi a falência. Os meninos perderam suas regalias, afinal não tinha dinheiro para manter toda aquela mordomia.

E o IBAMA resolveu chama-los serem AMIGOS DA AMAZÔNIA e denunciar qualquer infração contra a Fauna e Flora do país.. Adotaram a Cabana como sede dos AMAZÔNIA FRIENDS por toda recebia uma pequena recompensa. E o IBAMA ainda ajudou mobiliar a cabana. E eles ainda chamaram a Pajé e o índio NAMASTÊ para ajuda-los, afinal o índio tinha bom coração e a pajé era para curar os pequenos ferimentos, ou até grandes, caso fosse estritamente necessário.

Rayman foi condenado a cinco anos de prisão mais ajudas de custos aos índios de todas tribos ainda existente naquelas matas. Os outros meninos não foram castigados, ao contrário, foram beneficiados pelo IBAMA, só que terão que ajudar a sustentar seus pais, até que eles arranjassem novos empregos.

O índio continua com os meninos mostrando porque é chamado de NAMASTÊ, ÍNDIO DE CORAÇÃO. Ele ajuda proteger os animais de serem caçados.

juniro
Enviado por juniro em 10/02/2014
Código do texto: T4685696
Classificação de conteúdo: seguro