PÁGINAS DE UM LIVRO BOM (seriado 4)
Era um sábado ensolarado e radiante!... Chegamos primeiramente, Eu, meu irmão Estêvensom, JB e mais dois voluntários. Era trabalho pesado nesse momento.
Começamos cedo nossas tarefas nos preparativos da infraestrutura no espaço teatral, onde aconteceria a apresentação da peça A PALAVRA PERDIDA.
Esse seria o último ensaio antes da apresentação definitiva, porém agora com todo aparato tecnico funcinando, depois de vários ensaios preliminares de interação
e dialogos entre os atores em seus papeis. Agora tudo precisava funcionar como real e impecavelmente.
Terminamos esse nosso trabalho, mais técnico e fomos almoçar e ja era mais de 13:00 horas.
Quando voltamos após o almoço já passava das 14 horas e algumas meninas da turma estavam lá fazendo ornamentação geral, com balões ou bexigas, bandeirolas e colocação de outros enfeites em locais específicos. E quem estava coordenando isso era a Bete. Naturalmente que entre elas estava a Márcia!.. Meu coração palpitou por revê-la!... Era linda mesmo, ela mexia comigo, que bom ver aquela lindinha novamente!... Que vontade abraça-la, beija-la e falar eu te amo linda!... Mas não podia nem pensar em fazer tal coisa, há um longo caminho a percorrer entre nós ainda!... Eu sinto isso, tenho que me conter, não posso dar bandeira senão ponho tudo a perder!.... Cumprimentei-os todas:
- Oi ! meninas!... Oi !Marcinha!.. (falei e dei beijinhos em todas).
- Por que?... essa deferência toda com a Marcinha?... Posso saber???...( Observou a Bete!... ela não deixava por menos, tinha que falar isso!)
- É porque ela é nova no nosso meio né!...Bete! (Me expliquei... meio desajeitado).
- Que nova o quê! cara!.... Cê tá por fora!... acho que você é que anda meio sumido, não?
(Ah! Essa Bete me complica, pensei comigo).
- Ô Marcinha?... você, já se sente velha aqui mesmo??? ( Perguntei a ela).
- Nããão!... Velha aqui é só a Beth mesmo!...
(Márcia respondeu).
- Marcinha! Termina isso aí logo!... O Eli não tem mesmo o que fazer!...Se não, vou terminar minha parte aqui e vou embora e largo você por aí com ele até terminar sua parte! ( Falou a Bete).
- Ôôba!... pode ser!... (sussurrou a Marcia).
- Huum!... toma geito não né?!...(falou Bete) vamos logo com isso aí, tá pensando o quê???
- Gente vou dar uma ageitada na mesa de ping-pong ali, por que a molecada só joga, ninguém cuida! (Falei).
- Vai lá Eli, faz alguma coisa!... (Falou Bete).
- Ô Bete! eu comecei trabalhar aqui hoje no espaço do teatro ainda não era 8:00 horas!...(Falei). - Já terminamos tudo a fazer lá!...
- É isso aí, tá certinho!... O negócio não é só ficar chavecando as meninas não!... (Falou a Bete).
Fui saindo pra reparar a mesa de ping-pong no outro salão e falei!...
- Meninas!... Beijinho, Beijinhos e tchau, tchau!... depois eu volto.
- Tô esperando suas aulas de ping-pong hein!... (Falou a Marcia).
- Hoje a noite o pessoal vem brincar aqui, venha também!..(Falei). - chega um pouco mais cedo que ainda tem poucos jogadores bons e a mesa tá vazia (completei).
- Vou vir pelas 19:00 horas porque a maioria chega depois de 19:30 né isso mesmo?...(disse a Marcia).
- Acho que é isso sim!... (Falei).
Fiquei por ali desmontei a mesa reapertei tudo com parafusos novos e coloquei uma rede nova que meu irmão tinha comprado e já passava de 4 da tarde. As meninas já estavam indo embora e foram onde eu estava despedir de mim!... toda vez que eu a via ou tocava naquela menina meu coração acelerava!...
- tchau, tchau Eli!!!. Me deram beijinhos!... (Márcia falou)
- Vou voltar à noite então hein, não vou tomar bolo não né???
- Se tomar também, cê já está acostumada né bem!!??... (Falou a Bete).
- Ah, Não!... Não vou querer isso não! (Falou a Marcia).
- Ôh, Marcinha!.... Cai a ficha muié!... cê acha que ele vai perder essa chance??? (elas foram saindo e conversando).
- Ainda mais agora que tem certas pessoas viajando. (Falou a Bete Se referindo ao Osias).
- Ah!... estes dias tem sido tão bons que nem estava me lembrando de tal pessoa (Falou Marcia)- Mas quando você fala me dá uma dorzinha no peito!.... Será o que ele está fazendo lá hein?
- Ah, o de sempre né!...deve tá naquelas roças lá, caçando passarinho ou pegando borboletas e a única coisa que tem pra se fazer naqueles matos lá, kkkkk (Falou Bete).
- Ah!...num quero ficar pensando nisso não. Eu fico triste!... e estava tão bem até agora!... Pra que você foi me lembrar disso? (Márcia falou).
- O que os olhos não vêem o coração não sente, cê precisa mudar seu foco bem!... As boas amizades valem muito mais do que um amor duvidoso que só faz sofrer! pensa nisso viva o agora, o hoje, o momento! (Disse Bete).
E assim as duas foram caminhando e conversando e a Bete deixou Márcia na porta de sua casa:
- Fica assim Marcinha, se você não tiver com quem ir pode me chamar ali em casa, que eu vou com você tá bom?... Eu também preciso sair mais, tenho ficado muito em casa ultimamente. ( Falou Bete). A Márcia entrou e a Beth acabou de chegar em sua casa que era logo ali.
Morava ali perto também uma outra amiga da Márcia que tinha o apelido de Netinha, porque tinha o mesmo nome de sua avó e todos dali então chamavam-na de neta inicialmente, que depois virou Netinha seu apelido, ela tinha acabado de entrar na casa da Márcia para saber se haveria algum programa para hoje a noite, ficou sabendo do ping-pong e voltou para casa pra se aprontar. Se a Bete não fosse a Marcia ja tinha companhia.
O tempo voa quando temos algo que nos deixa ocupados, assim foi aquele sábado.
Antes das 19:00 horas Netinha e Márcia já estavam indo para o encontro do pin-pong, a Netinha também queria treinar pois ainda tinha pouca habilidade e nunca havia alguém disposto e com paciência para treina-las e achou muito legal essa abertura para treino e como ela também me conhecia, foi junto com a Márcia. Quando chegaram lá já era 19: 00 mais ou menos e o salão já estava aberto e ainda não havia chegado ninguém!... Eu fui o primeiro a aparecer no salão de jogos depois delas! As cumprimentei com beijinhos como de praxe!... Que vontade louca que me deu de roubar um beijo da Marcinha!... Cheguei a roçar de passagem minha boca na dela!... Mas ficou tudo como se fosse acidental, percebi que ela tremeu nas bases, mas fiz de conta que não tinha acontecido nada e segurei as pontas firme e fomos para os jogos!.... Dei algumas explicações básicas sobre o jogo, mas elas já conheciam!... A grande dificuldade delas era: pegar o saques, se manter no jogo depois do saques e iniciar também dando o primeiro saques.
Fomos por parte:
Ensinei a dar o saques pingadinho, que era mais fácil para principiantes. Eu como o adversário delas no jogo devolvia as bolas bem colocadas, para que elas pudessem pegar facilmente e desenvolverem no jogo. Jogava com uma e com a outra e depois elas jogavam entre si. Passado algum tempo alguns rapazes começaram a chegar o Edinada, como sempre era um dos primeiros, ele e seu irmão, não podiam ver uma mesa de ping-pong.
O Edinada já chegou zuando comigo:
- Ôô! Eli !... Virou professor de ping-pong agora???
Quanto você tá cobrando cara?
De graça num vai ser não né???
- Tem que fazer um cavalheirismo com as meninas cara!... Nem tudo é competição Uai!?.. (Respondi).
-Tem que dar umas canjinhas pra elas cara!... Se não como elas vão desenvolver??..(Falei).
- Ôô, Netinha tá ouvindo o que o professor de vocês tá falando aqui???...
Que tem que dar umas canjiquinhas pra vocês oou!.. Tá chamando vocês de que Netinha???
(Continuou zuando o Edinada).
- Ôh, Edinada!... você que deturpa tudo, só pra atrapalhar a gente!... dá um tempo véi!...(Falou Netinha).
- Tá bom!... vou falar mais nada não!... Mas.... por hoje já deu né!... cêis chegaram aqui seis horas da tarde né? Já tá bom demais!... (Edinada falou de novo).
Falei com elas:
- E aí valeu por hoje?...
- Bom demais!... (Falaram todas).
- De
Conseguiram melhorar alguma coisa? (Perguntei).
- Com certeza , antes a gente tinha até vergonha de chegar com a raquete na mesa!... Era só pra fazer papel de boba!... (disseram Márcia e Netinha).
(Edinada chega zuando de novo!...)
- Olha meninas! Quem não deu pra melhorar no jogo ainda!... No próximo treino pode dar não é Eli?..... kkkkk
- Sai capêta!...Sai coisa ruím!...(falouNetinha), dando murrinhos no Edinada.
E então paramos e chegaram mais algumas meninas, que também quase não sabiam jogar e quiseram combinar pra todo sábado chegarem lá às 18 horas para treinarem!...
Da minha parte tudo bem combinei com elas.
E assim continuei fazendo um trabalho bacana com aquelas garotas ali!... Normalmente os meninos monopolizavam a situação e elas ficavam de fora e intimidadas para se desenvolverem. Não era meus planos fazer isso, eu apenas queria conhecer melhor a Márcia, mas como suas amigas e amigos faziam parte da vida dela ali e alguns até fora daquele ambiente, me senti envolvido, e porque não fazer alguma coisa!...
E assim Foram acontecendo os fatos!...