Parceiros de corrida

Leon olhou para Yosi, antes de comentar, talvez desnecessariamente:

- Só sobramos nós dois, não é?

Yosi apenas balançou a cabeça, enquanto Nick se aproximava deles, esticando uma bandagem nas mãos.

- Enfim, um casal! - Declarou entusiasticamente. - Pelo menos, até a linha de chegada...

- Nos poupe do seu senso de humor - retrucou Yosi, contrafeita.

- Andem até a linha de partida; vai ficar mais fácil se só tiverem que correr juntos - sugeriu Nick, sem parar de manusear a bandagem.

A dupla caminhou sem grande entusiasmo até o trecho da estrada de terra onde meia dúzia de outros casais se agrupavam fazendo algazarra, homens e mulheres unidos em pares pelo tornozelo direito, com um pedaço de bandagem.

- Você é destra? - Indagou então Leon.

- Sou - assentiu Yosi.

- Então, vamos posicionar as nossas pernas direitas juntas - explicou, posicionando-se à esquerda da garota.

Esperou que Nick atasse os tornozelos de ambos antes de prosseguir:

- Se você nunca fez isso antes, o segredo para uma boa largada, é colocar a perna livre para trás. Depois, é só tentar manter as pernas em sincronia.

- Eu nunca corri dessa forma, nem quando era criança - admitiu Yosi, mordendo os lábios.

A conversa foi interrompida por Nick, que ergueu os braços à frente dos competidores, para pedir silêncio:

- Imagino que todos já conheçam as regras da corrida de três pernas, mas vou repetir, caso alguém tenha acordado de ressaca: vence quem chegar em primeiro lugar no fim da reta!

E apontou para um trecho da estrada, cerca de 200 m adiante, onde um outro grupo barulhento aguardava pela chegada dos competidores.

- Durante a corrida, as duplas devem se segurar firme, pela cintura; e que os rapazes não se aproveitem disso para tirar uma casquinha, ou poderão ser desclassificados - alertou Nick em tom zombeteiro, sendo imediatamente vaiado pelos homens presentes.

- A dupla vencedora, - prosseguiu o organizador - ganha uma permissão de união civil, não necessariamente com quem disputou a corrida; pelas vias normais, como sabem, pode demorar mais de dois anos - ou nem sair.

- Eu vou ganhar - murmurou Yosi entredentes, expressão concentrada.

- Vou tentar não atrapalhar - prometeu Leon, com humildade. - Lembre-se do que falei.

Yosi apenas fez que sim com a cabeça, lábios contraídos.

Nick passou pelas duplas, ajustando a posição de um e de outro, e finalmente postou-se ao lado da linha de partida, um apito de prata na mão.

- Abracem o seu parceiro e fiquem a postos! - Comandou.

Yosi estremeceu quando Leon envolveu sua cintura com o braço musculoso. Envolveu a dele com o seu, tensa.

- Relaxe. A gente sossegue - prometeu o rapaz.

- Estou fazendo isso pela Jil - declarou ela, baixinho.

- Eu sei - redarguiu Leon, olhos na linha de chegada. - Vai dar tudo certo.

Nick levou o apito aos lábios. Corpos entrelaçados se retesaram.

Um silvo agudo cortou o silêncio.

- [26-02-2021]