O peso na balança

A primeira coisa que Georgia Barr notou ao entrar na drogaria, foi a imensa balança automática colocada junto à porta. Olhou ao redor, para ver se ninguém a estava observando, subiu cautelosamente na plataforma, e colocou um pêni na ranhura da máquina. Para seu horror, o monstro metálico ganhou vida, começando a tilintar sinetas para em seguida anunciar com voz de contralto:

- Cento e oitenta e sete libras!

- Isso fala! - Espantou-se Georgia.

- Fala, mas é um fonógrafo.

Georgia virou-se para ver quem havia dado a informação, e deparou-se com um rapaz de avental, obviamente funcionário da drogaria, que estava passando carregando uma caixa cheia de garrafas que tilintavam.

- Que vergonha - murmurou a jovem, descendo da plataforma.

O rapaz colocou a caixa por trás do balcão, e só então a encarou, com ar profissional.

- Em que posso servi-la, senhorita?

Georgia corou. Depois do escândalo da balança, pensou se não seria melhor procurar em outro lugar; mas, em seguida lembrou-se de que aquela era a última drogaria antes da rua onde morava. Aproximou-se do balcão.

- Você teria Fatoff? - Perguntou em voz baixa.

- O eliminador de gordura corporal? - Replicou o rapaz, testa franzida.

- Sim! - Georgia entrelaçou as mãos sobre o balcão.

- Saiu do mercado faz alguns anos... - informou o atendente. - Em 1912 ou 1913, creio.

- Mas... por quê? - Questionou Georgia, surpresa.

- Parece que esse produto não causava o efeito desejado - admitiu o rapaz. - O Departamento de Agricultura fez uma análise e descobriram que não passava de uma mistura de água e sabão; muito mais água do que sabão, para ser exato.

- Grata por sua honestidade - redarguiu Georgia. - E não teria algum outro produto... que realmente reduza o peso?

- É para você? - Perguntou o rapaz, calmamente.

Georgia balançou afirmativamente a cabeça.

- Mas você não precisa - o rapaz levou a mão ao queixo. - Parece que estou vendo uma daquelas Garotas Gibson, que saíam nas revistas na década passada!

Georgia pensou se deveria aceitar aquilo como um elogio, mas depois concluiu que a década passada já estava fora de moda.

- Fico-lhe grata, mas se eu for dar crédito à tabela presa na balança, o meu peso em relação à altura não deveria ser maior do que 164 libras! Estou mais de 20 libras acima do peso!

- Eu não daria tanta importância assim às tabelas - minimizou o rapaz. - Mas se quer realmente reduzir o seu peso de modo seguro, vou lhe recomendar algo que não vendemos aqui - e nem em qualquer drogaria: um livro.

E antes que Georgia pudesse replicar, pegou um pedaço de papel de embrulho e escreveu alguma coisa para só então entregá-lo à jovem.

- É um lançamento, mas não deve ser difícil de encontrar nas boas livrarias - sugeriu.

Georgia leu. "Diet and Health: With Key to the Calories", de Lulu Peters.

- Foi uma mulher quem escreveu? - Indagou Georgia.

O rapaz acenou afirmativamente.

- E ela é médica.

Georgia guardou o papel na bolsa.

- Como posso retribuir a sua atenção? - Indagou com sinceridade.

- Se você for solteira e quiser tomar um sorvete no Central Park, eu saio às 14 h no sábado - informou o rapaz abrindo um sorriso.

Georgia sorriu de volta.

- [19-02-2021]