Amor Não Enche Barriga

AMOR NÃO ENCHE BARRIGA

Eu era um duro. Tinha abandonado a escola na 5°série e, já que não queria estudar tinha que trabalhar, esse era o lema. Fazia pequenos bicos, ora num canto ora noutro. A idade chega num pestanejar e só então, lá pros 18 em diante se percebe que o diacho do estudo faz falta e aí, é que o cinto começa apertar. Arranjei emprego em uma fabriqueta de blocos de concreto; trabalho duro, sol a pino na cabeça, mãos esfoladas e comidas por cimento: acabei por não aguentar o tranco! Passei por lava-rápidos, feiras livres, repositor de mercado, plaqueiro de fotos 5 minutos, ajudante de vidraceiro, de pedreiro, de jornaleiro e tantas coisas mais, que acabei no biscate vendendo limão. Eu e o Lila, um amigo da velha infância, dois fodidos na vida que largaram os estudos e coincidentemente se encontraram no trecho remando no mesmo barco. Apesar de andar muito, o troco era bom. Fiz amigos fiéis e consequentemente alguns inimigos, que queriam me levar a féria do dia. Mas, também me divertia nas andanças e conversas com as patroas, as moçoilas e a cachorrada solta pegando nos calcanhares. Era de praxe a parada obrigatória em um boteco qualquer pra tomar uma com limão e, limpar o pó da goela. Vendedor tem que ter o "bico doce", saber conquistar o freguês em uma conversa mole pra boi dormir e vender seu peixe, do contrário não vende! Valquiria era uma dessas que caiu em minha lábia. Não de vendedor, mas de conquistador. Todos os dias ela me comprava duas a três sacolinhas de limão diziendo que era pra ajudar...Logo, seu pai percebendo minhas intenções, me expulsou do seu portão com um severo esculacho pra todo mundo ver. Aí é que eu fui ver que realmente eu era um duro! Morava em um quarto de pensão alugado com pouca mobília, quase nada : mas os limões davam pro gasto! Valquíria e eu nos víamos às escondidas, até que planejamos fugir e morar juntos. Entusiasmado, aluguei dois cômodos de madeira às margens de um córrego. Peguei o pouco que tinha, e ela com a roupa que tinha no corpo e fomos viver nossos sonhos! Não demorou muito para o limão azedar de vez. Ela, vendo a pindaíba dos dias caiu-lhe a ficha, percebendo que só de amor não se enche barriga, e acabou por voltar à casa dos pais.

Os dois cômodos entreguei, e voltei com o pouco que tinha a morar no quarto de pensão. Algumas vezes procurei ver Valquíria; ela sumiu, desapareceu! Talvez por desencantamento, ou por vergonha de cair na real de que eu era mesmo, um duro e fodido na vida.

De: Rodrigues Paz

(Autor)

Rodrigues Paz
Enviado por Rodrigues Paz em 20/08/2020
Reeditado em 24/10/2020
Código do texto: T7041485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.