Reversão de expectativas

Minakshi me encarou com seus grandes olhos negros, decepcionada.

- Os seus pais são... racistas?

- Mais a minha mãe - tive que admitir. - Sempre falando sobre as "escurinhas promíscuas", incluindo aí todas as negras e hispânicas no mesmo cesto.

- Mas eu não sou negra nem hispânica - protestou Minakshi. E, perante o meu olhar inquiridor, reconheceu:

- Bem, eu sou "escurinha"... mas não promíscua!

- Não, certamente que não - apressei-me a assegurar. - Você é a minha paixão à primeira vista.

- E o que vamos fazer, Peter? - Indagou ela, mordendo os lábios. - Eu também te amo, e você sabe disso.

Acariciei o rosto dela.

- Eu nunca tive uma namorada antes... gostaria de levar você em casa, para que meus pais a conhecessem.

Ela arregalou os olhos.

- Você teria coragem de fazer isso? Mesmo com seus pais... racistas?

- Se você tiver coragem, certamente que também terei - afirmei. - Não pretendo lhe apresentar logo como minha namorada, para diminuir o impacto, mas pelo menos já poderão ir se acostumando com a ideia...

- E o que vai lhes dizer? - Ela me encarou em expectativa.

- Que você é uma colega de turma e que está indo lá em casa para estudar. Não é nenhuma mentira, né?

- Você está omitindo algumas partes, mas não, não é nenhuma mentira - reconheceu ela.

Combinamos para que ela fosse à minha casa no sábado à tarde, e ficasse para o jantar. Oficialmente, iríamos estudar, e foi essa a história que contei para meus pais, sem dar nenhum detalhe sobre Minakshi ou sua aparência. Eles me ouviram sem fazer comentários, e quando Minakshi chegou, a receberam civilizadamente, apesar de eu ter percebido algumas trocas de olhares suspeitos entre os dois durante o jantar. Mas não houve nenhum comentário ofensivo, e quando Minakshi se foi pareciam até satisfeitos. Naturalmente, ao ficarmos os três sozinhos, não deixei de lhes perguntar o que haviam achado dela.

- É uma menina muito educada - elogiou meu pai.

- Foi uma grata surpresa - concordou minha mãe.

E, me encarando com ar de riso:

- Ficamos felizes em saber que você não é gay.

- [04-06-2020]