Microcosmo

Caminharam até a amurada do navio, encarando as águas escuras do Atlântico sob um céu parcialmente encoberto. A noite ia alta.

- Disseram que em breve poderíamos ver as luzes de Nova Iorque refletidas nas nuvens - comentou ele, passando o braço em torno da cintura da esposa num gesto protetor.

- Nova Iorque - suspirou ela. - O que vai ser de nós, Béla?

- Temos contatos, Ditta - replicou ele, acariciando as costas da mulher. - Vamos lecionar, dar aulas de piano, é provável que eu consiga uma bolsa universitária. Nós não vamos passar fome, eu prometo.

- Oh, meu querido - disse ela recostando a cabeça no ombro dele. - Eu sei que poderemos nos manter com o nosso trabalho, mesmo que na América você não seja tão conhecido como na nossa terra natal… mas não era à nossa subsistência que eu me referia. Tudo vai ser diferente, daqui em diante.

- Sim, entendo o que quer dizer - acedeu ele. - Também gostaria de não ter que vir para o outro lado do mundo, mas a guerra não nos deixou com muitas opções. Ao menos, os Estados Unidos estão neutros, e mesmo que eventualmente declarem guerra à Hitler, aqui é longe o suficiente para que o conflito demore à chegar.

- Acredita que a América entrará na guerra? - Indagou Ditta, preocupada.

- Os ingleses aguentaram bombardeios pesados sem precisar de ajuda dos Estados Unidos - ponderou ele. - Pelo que conheço da política externa norte-americana, Roosevelt irá manter a neutralidade, a menos que seja atacado. Não creio que Hitler iria fazer algo tão estúpido, o que me dá esperanças de que poderemos trabalhar em paz.

No horizonte escuro à frente, uma tênue sugestão de luminosidade começou a desenhar-se.

- Ali! - Apontou ele. - Terra!

- A América - disse Ditta, afastando do rosto uma mecha de cabelo que o vento teimava em jogar sobre ele.

O casal permaneceu abraçado, em silêncio, enquanto a linha de luz crescia a cada instante e começava a tingir as nuvens acima.

- Luz - murmurou ele - é o que precisamos para nos guiar e deixar as trevas para trás.

E enlaçou com mais força a cintura da mulher, colada ao seu corpo.

[18-09-2019]