Os Sonhos Indivisos

Na segunda-feira de manhã, fui devolver o livro que Shawna havia me emprestado para o fim de semana.

- O que achou? - Indagou ela.

- Não é o melhor Tyler Foster que já li - tive que confessar. - Não sei se está atrás de uma fórmula de sucesso, mas os contos deste último livro me lembraram muito aqueles clichês da Jeanne Patterson... cidades esquecidas do Meio-Oeste, relacionamentos sem perspectiva de futuro, pessoas medíocres...

- Eu nunca li nada de Jeanne Patterson - redarguiu Shawna.

- Então, já tem uma ideia de como ela escreve - arrematei.

- Será que ele não escreveu "Sonhos Indivisos" justamente como uma crítica ao estilo dessa Jeanne Patterson? - Sugeriu.

- Pra quê copiar o estilo de uma escritora de segunda linha? - Questionei. - Qual seria o ponto a provar? Notável seria se ela conseguisse escrever um "Céus de Esperança".

- "Céus de Esperança" é o meu livro favorito do Tyler Foster - admitiu.

- É o melhor livro do Foster, sem dúvida - concordei. - O que nos traz de volta aos "Sonhos Indivisos"; fiquei com a impressão de que ele estava com dívidas a pagar e prazo curto, e resolveu escrever qualquer coisa, só para manter a conta bancária no azul.

- Bom... soube que alguns dos contos poderão virar filmes, então talvez ele tenha conseguido chegar aonde queria - ponderou.

- Quais? - Indaguei, curioso.

- Ouvi falar de pelo menos dois... "Encontro na Praça" e "Depois da Festa".

- O "Depois da Festa" não é de todo ruim... tomando-se a Jeanne Patterson como parâmetro, claro - condescendi.

- Você me falou tanto em Jeanne Patterson que fiquei curiosa para ler algo dela. Teria alguma coisa em casa para me emprestar?

Por um instante, pensei em dizer que não tinha mais qualquer livro da autora, mas estaria mentindo.

- Creio que ainda tenho "A Sombra de um Sorriso"... é bem representativo do estilo da Patterson.

- Era da Erika? - Inquiriu Shawna.

- Sim... era da Erika - reconheci. - Não tive coragem de jogar fora.

Calei-me. Shawna ficou me olhando em silêncio, antes de finalmente sugerir:

- Pois então, me empreste. Prometo que nunca o verá de volta.

- [29-08-2019]