Choque de cultura

O Céu é um lugar distante que tem uma cultura estranha a nossa. Uma língua diferente, vestes diferentes, músicas diferentes, habitantes diferentes. Ouvíamos fala sobre, mas estava longe de mais para nos despertar interesse aqui na Terra. O Céu lá e nós aqui e estava tudo bem. Porém, algo aconteceu. O rei desse lugar se apaixonou pela Terra e seus cidadãos. Avistou-nos e não conseguiu mais nos ignorar. O ápice dessa paixão aconteceu quando ele mandou seu príncipe herdeiro para nos visitar e falar de seu amor por nós. E assim ele veio. Ele se aparentava como um de nós, mas ele dizia palavras com uma sabedoria que nunca ouvimos antes; ele tinha atitudes de compaixão que nos constrangia; e ainda, realizava milagres que nunca vimos antes por aqui. Porém, nós aqui da Terra não estávamos acostumados a nada disso. O choque entre nossas culturas logo ocorreu. E então, começamos a desprezá-lo por não conhecermos aquilo que ele falava e fazia, e por achar toda aquela novidade perigosa demais para nós. Foi aí que decidimos que o melhor era matá-lo para que ele se calasse. E assim fizemos com nosso ilustre estrangeiro.

Porém, mesmo após morto, sua palavra continuava a ser contada em nosso meio. Os milagres que ele fazia começaram a ser vistos novamente no meio de seus seguidores. O que antes era acreditado por centenas, agora é seguido por milhares, milhões. Era como se a morte dele fosse só o começo, algo que ele propositadamente queria inaugurar por aqui. Queríamos tentar esquecer que esse príncipe do Céu um dia pisou por aqui, ou dizer que foi apenas um visitante diferenciado, mas algo mudou por aqui desde sua visita. Seus seguidores, agora espalhados em toda a Terra, também parecem estrangeiros para nós. Falam que no Céu, o rei de lá ressuscitou o príncipe que matamos, e agora ele também se tornou rei e que espalhar a cultura do Céu por aqui através de seus discípulos.

Mas, se tem algo que é comum entre a cultura do Céu e a cultura da Terra é a apreciação pelo amor. E, se esse príncipe do Céu fez tudo o que fez só para anunciar sobre um amor que antes não conhecíamos, confesso que é digno de atenção. Se no primeiro momento sua visita nos causou estranheza, e no segundo momento ódio, talvez agora o momento é de considerarmos que no final das contas, ele só queria falar de amor. Sendo assim, espero que o rei do Céu nos perdoe pelo que fizemos ao seu herdeiro, e que ainda nos dê a oportunidade de ouvir falar do seu amor outra vez.

Gil Barreto
Enviado por Gil Barreto em 05/02/2019
Código do texto: T6568020
Classificação de conteúdo: seguro