O HOMEM DE UMA MULHER SÓ

Não é apenas mais um conto, nem muito menos lorota pra boi dormir, como dizia lá na minha terrinha. José era um homem de uma mulher só. E como posso afirma isso, com tanta convicção? Simples, presta atenção nesta história, e depois tire suas próprias conclusões.

Situado na região do nordeste uma cidadezinha pequena chamada, Gravata, foi onde José conheceu aquela que passaria ser sua única companheira. Maria era morena, estatura baixa, cabelo longo e liso, chegava bater em sua cintura, tímida por vida batalhadora por natureza. Como de costume todas as manhãs ia com seu balde pegar água em um riacho que cruzava o sitio de seu pai.

José era um jovem que morava por aquela redondeza. Andando de cavalo deparou-se com aquela bela morena. Discretamente sem perder tempo, aproximou-se com o cavalo e perguntou: qual é o seu nome bela morena?

-Respondeu a Morena. Curta e grossa. Sou Maria.

-Prazer. Sou José.

Neste momento a tímida morena abaixou a cabeça e continuou o que estava fazendo.

- José intrigado com aquela pequena, indagou novamente.

Estou com sede dá-me de beber um pouco d'água deste balde.

Maria pegou uma caneca encheu de água e deu para José. Que por sua vez agradeceu pela gentileza e despediu-se ali dela.

Mas, pela manhã novamente a rotina dos dois tornou-se a repetir. José sempre com uma conversa e outra aos poucos foi ganhando a confiança de Maria. Que por sua vez, ia se apaixonando por José. Até chegar ao dia que José pediu para namorar com Maria.

Como já era de se esperar. Maria só namoraria com José, caso ele fosse à casa de seu pai pedir sua permissão. Jose decidido disse à Maria. Mesmo que seu pai não venha permitir nosso namoro, Tomar-te-ei em meus braços, colocarei em meu cavalo e fugirei contigo. E assim José cumpriu o seu prometido.

Não viveu uma vida de luxo, pelo contrário. Passou por muitas provações. Mesmo assim, até o ultimo dia de sua vida, viveu ao lado de Maria o seu grande amor.

E como sei de tudo isso?

Sou Neto de José Leite da silva. Que para mim é e sempre será um exemplo de homem, de caráter de tudo. E uma história linda dessa, não poderia deixar de relatar e novamente afirmar. José foi sim um homem de uma mulher só.

Sandro Sansão
Enviado por Sandro Sansão em 25/06/2012
Reeditado em 03/07/2012
Código do texto: T3743613