O menino e o cachorro especial
O menino e o cachorro especial
Um não conseguia viver sem a companhia do outro e na parede do quarto havia uma grande foto dos dois juntos e felizes. O sorriso do garoto brilhava em uma auto-estima projetando amor ao seu cachorro Fred, que pousa com carinho ao lado do garoto numa expressão canina de satisfação em ser cuidado por um dono tão dedicado e carinhoso.
Fred chegou pequenininho àquela casa, um cachorro bebezinho e ao lado do menino cresceu, foi educado e tornou-se o grande amigo fiel de alguém que entendia suas limitações e também era limitado.
Na imobilidade dos movimentos do menino Fred conseguiu o que seria um verdadeiro milagre, mesmo considerado impossível qualquer movimento do garoto ou expressar qualquer palavra ele superou os limites e atravessou as fronteiras do impossível ao observar Fred em suas deficiências se arrastar apenas com as patas dianteiras para ficar ao seu lado, acomodado e aquecido no seu carinho amigo.
Uma única palavra o menino aprendeu a falar na vida e essa palavra é o nome do cachorrinho Fred. Não conseguimos explicações para o amor e talvez seja esse o grande segredo que o garoto aprendera, pois o amor se instalou além de suas deficiências, se instalara no coração que bate forte e na alma que voa em sonhos quase reais. No limite de suas forças o menino com muita dificuldade chama o cachorrinho, que levanta as orelhas querendo escutá-lo, no fundo eles estão se comunicando por gestos e pensamentos.
Silêncio! Os dois estão dormindo e sonhando e pela expressão de felicidade eles estão juntos no sonho.
As barreiras foram destruídas como um brinquedo destrói o embrulho da embalagem que o aprisiona. Nada mais o prende àquela cadeira e nem impossibilita seu cachorro de correr. Com as forças de um super-herói ele destruiu os obstáculos e correram na sonhada liberdade, falar, gritar, correr, brincar e abraçar seu amigo não é mais um sonho e sim uma realidade, pois Fred agora corre e salta com suas patas traseiras. Fred também sonha com o garoto segurando-o no colo, lambendo o rosto do menino e brincando de mordidas carinhosas. O sonho termina com eles se agarrando e rolando morro a baixo no gramado da imaginação.
O menino não quis mais voltar para a realidade e permaneceu no sonho pra sempre carregando o amigo Fred no colo, no sonho ele pergunta ao amigo Fred:
- Você quer voltar?
- Hurrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!
- Acho que não.
Eles descobriram os limites da liberdade e continuaram sonhando livres, deixando para trás suas embalagens.
O menino continuava estático como sempre esteve no mundo real e mal sabe quem o rodeia o esforço que ele fez para conquistar o amor do amigo, isso faz dele um vencedor, pois muitos passam pela vida e não conquistam uma amizade, assim não conseguem falar por não terem ninguém ao lado para escutar.
Fred se rasteja até o amigo e percebe que ele se negara a voltar do sonho permanecendo lá para sempre.
O cãozinho se apóia aos pés do amigo e late chamando-o, seus latidos são ouvidos pelas pessoas que se aproximam e vendo-o silenciar no exato momento em que o garoto veio buscá-lo por também não conseguir viver sem ele, juntos voltaram correndo para o gramado do sonho onde correm, brincam, gritam e são realmente felizes.
Paulo Ribeiro de Alvarenga