Mar de olhos
É uma tarde de sol quente e caminho tranquilamente pelo espaço entre a multidão. Todos com roupas notáveis e formais. Homens e garotos de terno e gravata enquanto que mulheres e garotas com belos vestidos. A grande iluminação do sol dá alegria ao ambiente. Vejo rostos sorridentes e felizes. Faces contentes e tranqüilas. Tudo é maravilhoso.
Alongo meu olhar até mais a fundo e acho um conhecido. Grande camarada e companheiro. Pergunto seu estado de espírito e como vão as coisas. Infelizmente descubro que sua tia morreu no dia anterior. Meus pêsames parceiro, eu realmente sinto muito. O papo se limitou a mais algumas observações sobre esta dura vida que nos rodeia. Mas foi uma conversa otimista. Posso perfeitamente lembrar de tudo que ele me disse, mas, até certo ponto.
Foi a cena mais linda que eu já vi na minha vida. Em meio a grande multidão uma garota se destaca diante de mim. É de cabelos loiros que refletiam o brilho do sol. Seu rosto, perfeição. Pele bem clara. Tentei disfarçar, mas acho que não consegui. Aquela cena me paralisou e me levou a um estado de espírito totalmente longe da realidade. Eu somente olhava para ela, mais nada. Até que percebi o tempero mestre daquela beleza. Os olhos. Era um mar de olhos, azuis com a mesma intensidade da cor mar. Ela me fitou por alguns instantes enquanto passava por mim. Depois passou.
Tive um sonho na noite deste mesmo dia. Sonhei que estava na praia sozinho. Sentado na areia eu olhava para o mar a espera de algo. Não sabia ao certo o que era, mas esperava ansioso. Depois de alguns instantes eu finalmente descobri. Uma mulher apareceu no horizonte do mar e a cor azul dos seus olhos se destacava. Eu me levantei rapidamente e forcei a vista. Ela estava parada me olhando. Meu coração disparou.
Eu me aproximei cautelosamente e senti a água gelada do mar passando entre meus dedos. Mas no mesmo instante a mulher balançou a cabeça como num sinal negativo. Não entendia o que ela queria disser. Era a cena perfeita para eu me declarar para ela. O que aconteceu? Eu não pensava em outra coisa, seus olhos eram hipnotizantes. Não havia nada mais importante do que aquela mulher, daquela personificação da beleza. Tentei mais uma vez, dei mais um passo para mostrar a ela a minha determinação. Ela se repeliu na mesma ora. O olhar dela transmitia um ar de pena.
O que será que ela esta pensando? Será que meu amor não é correspondido? Ela não me quer? Meu Deus. Minha cabeça processava tudo, mas minhas emoções atrapalhavam minha lógica. Como não correspondido? Ela esta aqui não esta? Ela me ama também, eu tenho certeza.
Estava decidido, andei até na direção dela. A água estava gelada, mas nada importava naquele momento. Parei instantaneamente quando me dei conta de tudo. A água agora estava na minha cintura. A mulher havia se repelido mais e sua face estava triste, por um momento consegui enxergar suas lágrimas escorrendo pelos seus olhos azuis. E me fitou profundamente pela ultima vez, virou de costas e mergulhou em direção ao alto mar. Todas as minhas perguntas se concluíram neste ultimo instante. A cada mergulho da mulher, sua cauda reluzia contra a luz do sol e as ondas a faziam desaparecer e reaparecer. Ela era uma sereia.
Acordei enérgico no mesmo instante. Eram três horas manhã. Tentei lembrar do sonho todo, e forcei minha mente a me ajudar a recordar cada detalhe. Por fim pensei no que poderia significar esse sonho. E assim foi até o nascer do sol.
Tiago Fernandes Rodrigues