Lagrimas Secas ( sinopse)
LAGRIMAS SECAS
Homem de seus 50 anos, sofrido. Fisionomia transparente. Fala segura, pensamento lógico, cheio de amor e fé nas pessoas.
Pode-se dizer pessoa amadurecida mas oxidada, traços fortes, rugas fundas, quase cicatrizes de grandes feridas da transforrnação porque passou o seu interior.
Sua educação criou um jovem egoísta, com manias de perfeição, inseguro, inteligente, desatento para as belezas da vida, amante das novidades. Buscou mudar as pessoas e moldá- las numa forma indefinida como ele mesmo.
Como profissional, era brilhante, dedicado, extremamente vaidoso, necessitava de plateia. Exigente com os outros e consigo mesmo, não se aceitava, logo não tolerava as falhas alheias.
A sua vida anorosa foi um desastre, fez algumas pessoas infelizes e também foi infeliz.
Mas, todos temos chances na vida, e o nosso personagem tambérn a teria. Em uma de suas ligações, ele teve uma filha que vem depois a perder. O que sobrou desse romance cheio de decepções (traições) foi a filha que sai do país e ele não a vê mais por muitos anos. Essa foi a 1ª lição. Seus filhos do 1º casamento não se relacionavam com ele nessa época, apesar de que o nosso personagem já havia mudado muito como pessoa.
Êle sofre a indiferença dos filhos, principalmente quando da perda da filha menor (eram muito amigos), não pode contar com o consolo da aproximação dos outros filhos, que permaneceram indiferentes ao pai, por influência desumana da mãe (1ª esposa).
Nasce um filho do 2º casamento, e o apego dele a essa criança chega, pode-se dizer, ao exagro. Mas, o nosso personagem já havia aprendido muito, e o seu processo de transformação continua. Torna-se cada vez mais uma pessoa compreensiva, humana, amando verdadeiramente as pessoas, despojado agora do egoísno.
Tem problemas sérios em ternos profissionais que refletem as loucuras feitas no passado. Para muitos ele não havia mudado. Como sabemos, o conduto lacrimal do homeme mais estreito do que o da mulher, o que torna difícil (via de regra) ao homem chorar.
Mas ele, chora, sem chorar, diriamos “lágrimas secas”.Vê-se na fisionomia dele o contrair dos rnüsculos da face e a transmissão de profunda tristeza, é como se “chorasse por dentro”.
Mas, ele não azeda e sim vai o sofrimento apurando-lhe os sentimentos e com o tempo torna-se altamente humano
Em toda a sua vida, a presença de Deus se faz sentir pela sua busca da palavra de Deus, amigos, o entendimento dos seus problemas,etc.
Anos depois na ânsia de encontrar a filha que havia partido ele recebe um telefonema é a filha que havia desaparecido, é um momento inesquecivel. Vai ao encontro dela e o nosso personagem acaba por se conhecer e realmente a se aceitar e se da o grande milagre da transformação. Êle aceita os outros, ajuda e ama, e é óbvio que é extremamente amado pelos amigos e filhos.
Fica assim, o exemplo do honem egoísta que a vida transformou em AMOR.