Os elementos da gramática de um professor
Ele era um fulano de tal que seu nome ninguém sabia nem donde viera,a única coisa que sabia-se dele é que ele gostava de falar uma boa gramática como ninguém mais e usar todos os elementos dela.
Com seus substantivos,ele substantivava tudo e a todos,o verbo,ele verbalizava,soltando o verbo para seus amigos que na verdade,eram seus inimigos,com seus adjetivos,ele adjetivava e classificava todos aqueles que passavam por sua vida mais do que vivida que lhe deixavam sempre um rastro de qualidades e defeitos,sobre os pronomes,o que mais lhe agradava era o possessivo,porque,com todas suas ex-namoradas,ele as tratava com possessividade,talvez fosse seu ciúme, devido a tanto ler "Dom Casmurro" de Machado de Assis e Otelo de Shakespeare,ele acabou tornando-se ciumento,pelo menos ,dizia ele ser essa sua justa causa para tal,sobre os artigos,ele sempre carregava um artigo indefinido em sua mochila,quando,ele saía de sua casa para ir trabalhar e o numeral de sua vida eram inúmeros como as numéricas mulheres que ele já tivera em sua vida,mas que não passaram de seus casos temporários e provisórios,suas preposições eram as mesmas assim como um dia após o outro,nada contra a mesmice de sua vida,mas,ele a odiava de vivê-la,sobre suas conjunções sempre havia um porém para atrapalhar seus objetivos do cotidiano era isto ou aquilo que viam lhe prejudicar com relação a tudo quanto era assunto,sua interjeição preferida era: Oh! Meu Deus! Pois,ele era religioso e clamava sempre ao senhor! E seus advérbios mais usados eram intensos e de frequência e dos mais variados tais como: namorar intensamente,viajar frequentemente,falar menos e ouvir mais ,ler e escrever bastante,tanto aqui quanto ali,ou isto ou aquilo,para ele ou era 8 ou 80 ,sim ou não,não ou sim,para ele,não havia nem haveria o talvez,ele gostava de certezas,mas,vivia sempre duvidoso e indeciso em si,e desta sua vida,ele não tinha certeza de nada ,sua única certeza era que ele gostava de uma boa gramática normativa da língua portuguesa,por mais que às vezes,ele cometesse erros,ele rigorosamente tentava ser o mais correto possível, embora,a perfeição não exista,apesar de seu perfeccionismo magistral.
Autor: Wilhans Lima Mickosz