O Futebol de Várzea e Suas Histórias

O futebol de Várzea é emocionante e deixa os campos dos vilarejos, roças, enfim, pequenos povoados, com muita alegria e com muitas histórias para contar.

Vila Alvarenga, comunidade da pacata Corinto proporcionou muitos momentos de inesquecíveis tarde esportivas, onde os moradores, nas tardes de domingo, iam assistir às partidas com muitas risadas e até mesmo lágrimas.

Uma das metas do campo. Ou trave, como queira, ficavam em frente à casa do Seu Salvador e da Dona Esmeralda e claro que a bola caía no quintal daqueles que não gostavam de futebol, até devolviam a bola, mas, furada. Aquele campo era a atração da Vila Alvarenga e quando havia o jogo entre o Flamenguinho da Vila e o Siderúrgica do Curralinho Velho, o povo agitava e era o clássico da redondeza.

Com aquele alvoroço o Seu Isidoro que era o treinador do Flamenguinho ficou pensativo com relação às bolas no quintal do Seu Salvador e havia somente uma bola para realizar este clássico.

O jogo ia acontecer dali trinta dias e o Seu Isidoro tinha um centroavante habilidoso, que se chamava Zequinha e apelidado por Rompedor – o caboclo era igual um trator de tão forte - e artilheiro da equipe. Também com habilidade, o nobre treinador, após um dos treinos, chamou o Zequinha e:

- Óia, Zeca. Nóis vai tê que usá a inteligença pa mode arrializá este crássico. Nóis só tem uma bola, e se ela caí no quintale do Seu Sarvadôre, ele vai furá e adispois? Num tem crássico.

O Zequinha com um olhar de vaca perdida foi logo retrucando:

- Seu Isidoro. E adonde eu entro nessa históra?

- Bão. Cumo tá fartando trinta dia pro jogo, ocê vai tê que namorá a Isildinha, fia do Seu Sarvadôre e lá ocê vai prusiano e quem sabe ele devorve a bola que caí lá. Ocê é nossa sarvação e ele disse no buteco do Seu Calixto, que inté gosta de vê ocê marcá uns gôle da jinela.

Gente. Pensa numa mocinha esquisita, desajeitada, olhos grandes, um nariz de roubar oxigênio dos outros.

O Zequinha deu logo o grito:

- Eu??? Seu Isidoro, o sinhôre tá quereno é queu saio do time?

Aquilo foi pesado pro Seu Isidoro:

- Ave Maria! Ocê é o mióre do time, uai. É só pru causa da bola e anssim que terminá o jogo, cêis caba cum o namoro.

Assim sendo, o Zequinha concordou e no outro dia foi até à casa da Isildinha bateu na porta, e logo a Dona Esmeralda abriu:

- O que o Sinhôre deseja?

Ele timidamente e já pensando em ver a Isildinha:

- O Seu Sarvadôre tá aí? Quero falá cum ele e cum a Sinhora.

- Sarvadôre! Tem um rapais quereno falá cum nóis.

E ele feito um rompedor foi logo ao assunto:

- Óia Gente. Eu vô logo ao que interessa: eu tô quereno namorá a Isaltina pruquê eu acho quela é uma moça de respeitio e muitio atenciosa.

Ocêis otoriza o namoro?

O Seu Salvador já era fã dos gols do Zequinha consentiu e:

- Craro, Zeca! A Isartina tá é pra casá mermo!

A Isaltina saiu do quarto numa velocidade e feliz:

- Era o meu sonho. Eu inté ficava oiano ocê jugá futibole! Só que mamãe já furô muitias bolas.

Aí foi o xeque-mate:

- Pois é. Eu inté vô fazê o gôle de praca procêis.

E por entre namoro e treinos, chega o dia do jogo. O campo abarrotado, as torcidas no alvoroço e as equipes entram em campo aos gritos das torcidas.

E começa o jogo. Bola na trave de um lado e do outro, e o Juiz conduzindo a sua maneira.

0x0 e faltavam 2 minutos para o final do jogo e justamente o Zequinha sofre um pênalti.

E foi aquele alvoroço. Discute daqui e dali e agora? Quem vai bater o pênalti? Quem?

Claro o Zequinha.

Bola na marca, o Zequinha olha pra bola, olha para o Seu Salvador e a Dona Esmeralda na janela e na outra janela a Isildinha só esperando para vibrar. Ele deu um bico na bola que passou por cima da trave e caiu bem no colo da Dona Esmeralda. Você já sabe o que aconteceu. Isso. Ela buscou a faca e furou a bola.

Resultado: O time do Siderúrgica jogava pelo empate e foi o campeão, o Zequinha foi mandado embora do time, e a Dona Esmeralda acabou com o namoro dos dois.

Dizem nas redondezas, que o Zequinha foi lá para região de Beltrão. E também contam que ele perdeu o pênalti por querer, pois, segundo ele a Isildinha era muito esquisita. Você acredita?

Mais um causo do Futebol de Várzea.

Inté!

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 14/06/2024
Código do texto: T8085622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.