Curiosidades de um passarinho

As cambaxirras são passarinhos minúsculos, rápidos, alegres e saltitantes.

Costumam andar em bando, ciscando as areias nas beiras das calçadas, mas também gostam de filar uma água fresca com as misturas para beija-flor e foi assim, que conheci a Chica.

Chica era uma cambaxirra, que vinha com outras, pelas manhãs e nos entardeceres, sugando o néctar que tanto adoravam. Desta forma, resolvemos comprar um ninho e o dependuramos no suporte do ar condicionado do outro lado, de onde se encontrava o bebedouro e alguns pedacinhos de frutas. Claro que com esse banquete apareciam também os colibris, os sanhaços e outros pássaros que adentravam à varanda para se alimentarem.

No ninho, ninguém se habilitava. Passados quatro meses, numa linda tarde de verão, uma cambaxirra assanhada roubou de um vaso de folhas secas, próximo ao ninho, alguns galinhos, os levando para dentro do mesmo. Pensamos, teremos ovinhos!

A cambaxirra trazia no biquinho outros materiais encontrados na natureza, com eles, fez uma verdadeira obra de arte, fechando, pelo lado de dentro, todas as possibilidades de ventos ou friagem no interior do ninho. Ficamos um mês inteiro, observando a cambaxirra que, nessa altura, já tinha até nome – Chica. E ela parecia um reloginho, por volta das 17:30, dava uma passada lá, no bebedouro e logo num voo único, por dentro da varanda, entrava na sua casinha.

O tempo passou e no ninho da Chica jamais vimos um ovinho. Foi aí que começamos a nos perguntar: se ela não coloca ovos, será que é um macho? Mas nunca ouvi falar de pássaros usar um ninho numa varanda para, apenas, passar à noite!

Lógico que aquela pergunta precisava ser respondida e fui pesquisar nos sites de pássaros e aves, para tentar obter algumas respostas. Infelizmente, em nenhum dos sites pesquisados, comentaram o fato de um passarinho ocupar ou fazer um ninho que não fosse com o propósito de proteger os seus ovinhos.

Certa noite, ao verificar a casa da Chica, ela não estava. Lógico que a família toda ficou apreensiva, pois a passarinha não falhava. Sempre por volta das 17:30, às vezes, às 18 horas, lá estava ela chegando. Sentado na varanda três dias depois, ia me perguntando o que teria acontecido com a Chica?

Será que migrou para longe, com seus companheiros de voo? Ou quem sabe, ela tenha sido devorada por um gavião, ou até mesmo sido atropelada por algum carro da via, será? Todos em casa ficamos tristes, um certo silêncio apartava nossos corações no entardecer. Saudades da Chica!

Já tínhamos dado como perdida a nossa amiguinha de varanda, quando numa tarde chuvosa, ouvimos alguns piados e, quando olhamos, lá estava ela, entrando e saindo da sua casinha, como quisesse mostrar uma grande alegria. Por vezes, a chica não volta para casa, e sempre que isso acontecia, todos nos preocupávamos. O fato é que a Chica fez daquele ninho, a sua“ Minha casa, minha vida”, e todas as tardes vem para pernoitar conosco.

Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 07/06/2024
Código do texto: T8080726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.