A HORTA DA DISCÓRDIA
Sem enrolação, vamos ao caso:
Uma bola, sim, uma simples bola daquelas de borracha, chamada de Dente de Leite, que a criançada chuta por aí nas peladas de rua virou motivo de briga entre vizinhos. É que a bola caiu no quintal do Oswaldo, não foi a primeira vez que isso aconteceu, mas dessa vez caiu em cima da horta que ele havia acabado de fazer. Tudo bonitinho, cada canteiro arrumado e marcado minuciosamente por ele, que sonhava em ter uma horta e só conseguiu depois de aposentado, antes não tinha tempo. A bola caiu e quebrou algumas verduras que estavam nascendo, amassou as outras maiorzinhas, e isso virou um caos na rua.
Oswaldo disse aos moleques que não devolveria a bola de forma alguma, e que se fosse obrigado a fazê-lo rasgaria a dita. A molecada pediu, implorou, disseram iam ajudar a arrumar tudo depois, que iam jogar sua pelada do outro lado da rua a partir de agora e nada do Oswaldo devolver a bola, atrasando a pelada.
Um dos moleques foi até em casa pedir ajuda do seu pai, que prontamente foi falar com o Oswaldo, pedir na camaradagem a devolução da maldita bola, mas o dono da horta avisou, aos gritos, que não tinha papo, a coisa esquentou, apareceram outros pais de outros garotos, a confusão foi ficando grande, gritos e empurrões, até que virou uma briga generalizada, na confusão todo mundo brigava com todo mundo e a bola saiu quicando entre os brigões. A molecada, que queria só brincar, saiu correndo atrás para pegar a bola, enquanto isso os homens rolavam pelo chão agarrados uns aos outros, destruíram toda a horta na briga, não sobrou um pezinho de alface para contar a história, todo trabalho do Oswaldo foi perdido, enquanto isso a molecada se divertia jogando uma altinha lá do outro lado da rua, como prometeram ao dono da horta.
No final da confusão, Oswaldo não tinha mais a sua sonhada horta, nem uns dois dentes, os pais estavam imundos, cheios de terra dentro das roupas, uns estavam com os olhos roxos. Até a polícia veio, foi chamada pela vizinha fofoqueira, e levou todo mundo para prestar esclarecimentos na delegacia. A molecada continuou o seu jogo naquele domingo lindo de sol...