Contos do Tio TATU Ep.17 - Frei Maurílio em O Início da Capela

Frei Maurílio em O Início da Capela

No início da nova comunidade do bairro, foi formado um grupo de pessoas cuja meta era criar uma nova comunidade na vila.

Vários jovens criaram uma diretoria e fundaram a nova Comunidade cujo lema era C.R.U.S.A. ( “Cristãos Reunindo e Unidos pelo Santo Afável ").

O Frei Maurílio já tinha comprado o terreno de um morador, o Sr Fausto, que disse:

Se é pra construção da Capela eu vendo!

E foi o começo da comunidade de Santo Afável.

O presidente deles morava perto do Tio Tatu, que ao ser procurado sugeriu que o nome da Capela fosse "O Primeiro Discípulo Chamado"

O nome foi aceito pelos jovens, e foi iniciado no dia 15 junho o começo oficial da comunidade.

Tinha uma casinha no fundo do lote, apenas dois cômodos e um banheirinho.

A nova comunidade se reunia todo domingo das oito da manha até às 11 horas, as cadeiras pra sentar eram aqueles lajotão que todos se ajeitavam como banco.

Frei Maurílio ajudava o grupo a se organizar, mais ou menos uns 40 jovens.

Neste meio tempo combinaram uma caminhada até uma Igreja do outro lado da cidade, no último bairro em agradecimento.

Saíram ás 8 horas da manhã e caminharam pela estrada de terra que ia desde o local da Capela até a Igreja do último bairro.

Percorrido um grande trecho da caminha, os jovens viram na beira do caminho uma fonte com água limpinha que escorria no lado do caminho.

Mas quando foram pegar água, alguém viu uma minhoca dentro d’água e falou:

“Eu não vou beber dessa água cheia de minhoca”.

Então Corruira viu uma moradia ali perto e foram todos beber água lá.

Uma senhora os atendeu e lhes deu água fresquinha para beberem.

Quando todos já tinham bebido água, Corruira perguntou a senhora:

"Onde a senhora pega água para depositar nesta talha?

E ela falou:

“Bem ali naquela fonte d’água corrente descendo o caminho”!

Os jovens se olhando um olhou para a cara do outro mas ninguém disse nada.

E continuaram o caminho até chegarem ao seu destino, a Igreja do ultimo bairro.

No ano seguinte, em janeiro, aquela diretoria se desfez, e o Frei Maurílio pediu pra fazer uma reunião e escolher um novo presidente para a comunidade.

Todos estavam sentados nos lajotões, Tio Tatu lá na frente o Frei Maurílio lá atrás observando a reunião.

Quem conduzia a reunião era o Sr Souza, uma vez que a diretoria anterior tinha deixado o cargo pois acabara o dinheiro em caixa e eles não conseguiam mais pagar os pedreiros.

Tio Tatu foi o escolhido para o cargo em janeiro e já precisava arrumar dinheiro pra pagar os pedreiros.

Então ele começou a pedi para o pessoal todo:

“Vamos fazer rifas, vocês tragam qualquer coisa pra rifar”.

Trouxeram de tudo, era frango, galinha, porco, sacos de arroz com casca, bebidas, com tudo eram feitas rifas

E conseguiram juntar o dinheiro dos pedreiros, e assim foi começo da nova diretoria.

O Construtor na época era o Sr. Cardoso e toda sua equipe de pedreiro e ajudantes.

Ainda bem que o material todo (tijolo, cimento) já estavam pagos pela 1ª diretoria e entregue no local da Capela.

Durante a retorno das obras, o Sr. Enrico que era chefe da construção e mais dois jovens foram até a capital buscar para buscar a Imagem do Santo que seria o padroeiro.

Quando a imagem chegou da capital, o Frei Maurílio mandou deixar ela na Igreja do bairro vizinho até que a Capela ficasse pronta.

Mas o pessoal queria trazer a imagem para nossa comunidade e disseram:

“Ela fica na casinha num dos cômodos, todos concordaram"?

O dia do padroeiro estava já bem perto, todos queria a imagem junto na nova comunidade e foi marcado o dia para a busca da Imagem que estava na Igreja do bairro vizinho.

A nossa celebração era uma vez por mês sempre no quarto domingo do mês as 16 horas, pois o Frei Maurílio, tomava conta de outras comunidades, inclusive a do bairro vizinho onde celebrava todo domingo as 11 horas.

Num domingo mês de junho, combinamos com o Frei Maurílio que todos nós iriamos buscar a imagem do Santo Afável que estava na igreja vizinha, mas como estava chovendo o padre pediu pra deixar para o próximo domingo.

Todos concordamos, conforme o combinado no outro domingo Tio Tatu falou a todos:

“Hoje vamos trazer a Imagem pra ficar no seu local, mesmo se estiver chovendo”!

Todos então foram buscar, ainda que debaixo de chuva.

Na semana anterior, eles já tinha preparado a Imagem que já estava em um andor com uma rede de pescador enfeitada com alguns peixinhos de papel alumínio.

E quando a imagem estava para sair na porta da Igreja onde estava chovendo, a chuva para de repente e todos puderam traze-lá até na comunidade e o Frei Maurílio falou:

“Hoje aconteceu o primeiro milagre do Santo Afável”!

Tatuzinho
Enviado por Tatuzinho em 06/02/2023
Reeditado em 06/02/2023
Código do texto: T7712899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.