Contos do Tio TATU Ep.15 - BIRUIA em Caminho da Escola
Biruia em Caminho da Escola
Após Biruia ter se mudado para a Fazenda, o caminho pra escola ficou bem mais longo.
Biruia saía da fazenda às 06 h e 30 min da manhã para chegar antes das oito horas na escola.
Biruia:- Tchau! Já tô indo.
D.Preta:- Boa aula.
Biruia ia junto com o Tino, e eles andavam mais de 4 km para não perder as aulas.
Biruia:- Tino me espera!
Tino:- Anda mais rápido!
Mais e mais crianças iam se juntando pelo caminho...
Biruia:- Bom dia Zequinha!
Zequinha:- Bom dia pessoal!
Chegando a cidade, tinha uma fabrica de óleo de algodão.
Onde descia água quente em uma espécie de escadaria na calçada, cuja função era esfriar a água antes de cair no ribeirão.
Várias crianças aproveitavam pra limpar e esquentar os pés na água quente/morna.
Biruia:- A água tá bem quentinha hoje!
Tino:- Opá! Pés limpinhos agora.
Então todos iam pra escola com os pés limpos, isso era todo dia, ida e volta, e mais moleques também faziam o mesmo.
Tino:- Vamo logo, tô com fome.
Biruia:- Tchau Zequinha!
Zéquinha:- Até mais! (Se despedia enquanto lavava sua bola na água).
Voltavam com o sol já quente.
Biruia e Tino suando com o calor, pois tinha passado apenas alguns minutos do meio-dia.
Biruia:- Que calor!
Tino:- Quer saber, eu vou é nadar um pouco.
Então, os garotos vão até uma curva do ribeirão, mais conhecida como Ximbó, onde vários outros garotos aproveitam pra se refrescar do dia quente.
Biruia e Tino chegam à curva do rio.
Um jovem rapaz, um pouco mais velho que os garotos, estava saindo do rio.
Tino já tinha mergulhado no rio, porém...
Jovem:- Não vai entrar garoto!
Biruia:- Não, eu ainda não sei nadar. - Disse o menino com apenas os pés na água.
Jovem:- Você quer aprender a nadar¿ Vai lá e nada!
O Jovem pega Biruia por uma perna e um braço, gira duas vezes e....arremessa nosso amiguinho do meio do rio.
Biruia:- Ah! Não faz isso!
Biruia se debateu de um lado pro outro até que perdeu o medo.
Biruia:- Eu consegui! Estou nadando.
Tino:- É isso aí.
Agora que já sabia nadar, Biruia logo aprendeu também a mergulhar, e mergulhava de qualquer altura e qualquer lugar.
Biruia:- Agora vou mergulhar de cima daquele galho de árvore.
Certa vez, na volta da escola pra casa escureceu tudo, ... era um eclipse solar.
Os galos até começaram a cantar em direção ao Sol se escondendo.
No caminho, os garotos ainda tinham que passar por uma plantação de eucalipto.
Biruia:- Ficou escuro igual noite aqui no “Calipial”!
Tino:- Pois é! Ainda bem que conhecemos o rumo.
Biruia e Tino seguem o caminho andando pelos Eucaliptos no escuro.
Então começou a clarear, e eles passaram por dois homens que vinham no sentido contrario.
Homem 1:- Ó! Viu só! Já tá clareando.
Homem 2:- É, os antigos diz que isso acontece a cada 50 anos.
Biruia e Tino:- ÓÓÓ!
No ano seguinte, Biruia passara para o 4º ano, então mudou para uma escola mais perto da fazenda.
Tino:- Vai sentir mais falta do que da outra escola¿
Biruia:- Das professoras: Dona Antonieta do 1º ano, Dona Zuleica do 2º ano e também Dona Lucila do 3º ano.
Conversavam Biruia e Tino na entrada da nova escola.
O professor Laerte certa vez pediu... para que todos fizessem um desenho livre qualquer, da própria cabeça, mas não podia copiar.
Prof:- Quero que todos façam um desenho livre, qualquer um, desde que não copiem um desenho pronto.
Biruia:- Eba!
Biruia desenhava muito bem, e fez o desenho de uma linda rosa que viu com a Patroa dias atrás.
Porém, ao entregar a tarefa ao professor...
Prof:- Eu disse que era pra fazer um desenho sem copiar.
Biruia:- Mas eu fiz de cabeça, a rosa fica no casarão da fazenda.
Biruia “aflito” tenta explicar... A Patroa da fazenda onde eu moro, tem um vaso com essa “rosa” na sala do casarão.
Biruia argumentou com o Professor, mas ele não acreditou que tinha feito à mão livre.
Prof:- É “ZERO” e ponto final garoto.
Biruia:- Eu juro que não copiei.
Biruia abaixa a cabeça triste, em pé ao lado da mesa do professor segurando seu desenho.
No desenho da rosa, um enorme “ZERO” feito por cima.
Só um tempo depois o professor reconheceu que Biruia tinha uma mão boa pra desenho.
Prof:- Muito bom Biruia...
Biruia contente sentado fazendo um novo e ainda mais impressionante desenho.
O Professor dá tapinhas nos ombros do menino em pé ao lado da carteira, e diz:
Prof:- ...vai tirar outro “DEZ”.
Biruia havia desenhado varias aves em um toco de madeira no meio da mata.
FIM.