Contos do Tio TATU Ep.12 - BIRUIA em O Engraxate

Biruia em... : “O Engraxate”

No intervalo entre as paradas dos trens de passageiros na Estação dos Laranjais, Biruia aproveitava a folga na venda das frutas para engraxar os sapatos dos passageiros e frequentadores da estação.

Biruia tinha construído o seu próprio caixote de engraxate, ele o fez com madeira usada de caixas de cebola da fazenda.

E o caixote ficou muito bem feito, pois ele havia aprendido um pouco de marcenaria com Seu Carito.

No caixote, o menino tinha sempre várias flanelas limpas, escovas, e graxa nas cores Preta, Marrom, Branca e Incolor.

Biruia nunca ficava sem fregueses, afinal o garoto sabia chamar a atenção com sua oratória incrível.

Ele aprendera todos os segredos e trejeitos dos demais engraxates que ficavam por ali, por exemplo, quando acabava de engraxar um par dos sapatos, ele dava três batidinhas no caixote para que o cliente trocasse o pé a ser engraxado.

Sempre que o soldado Corruira voltava de sua folga e descia na estação, passava pelo caixote de Biruia antes retornar ao quartel Arapuca.

Os dois se conheciam a bastante tempo, e o menino tinha criado uma certa libertada, então, ao invés de das as três batidinhas no caixote, Biruia batia levemente do lado do coturno onde o soldado tinha um dolorido calo.

Corruira dava um gemido de dor e olhava firme para o garoto.

Biruia apenas sorria e dizia que aquele já estava pronto e que era pra trocar os pés do caixote.

Mesmo Corruira lendo o jornal e tapando o rosto para direção do menino, este sabia que o soldado estava sorrindo com a habitual e costumeira brincadeira.

Biruia além de fazer um serviço rápido, também era muito caprichoso, e os sapatos sempre saiam brilhando do seu posto de trabalho.

Alguns de seus clientes regulares nem era passageiros, os taxistas e charreteiros que trabalhavam na estação, sempre deixavam com o menino um par de sapatos para ser engraxados enquanto eles passavam o dia levando seus passageiros, e vinham pegar no final do dia.

Nas sextas-feiras, Biruia também era chamado nas casas próximas para dar um trato no calçado daqueles que queriam sair nos finais de semana e claro, estarem impecáveis quando forem das aquelas voltas em torna da praça se exibindo para as moças.

Ao final de ultimo trem de passageiros, Biruia recolhia todas as suas coisas e preparava a carroça para ir embora.

No caminho de volta, o menino parava na venda do seu Manoel para pegar a lista das mercadorias que Dona Preta havia lhe pedido e também alguns itens para manutenção da fazenda a pedido de seu Carito.

Lá ele sempre comia um delicioso pimentão recheado, tomava uma sodinha, e gastava o restante do seu merecido dinheiro em gibis e palavras cruzadas.

Já na fazenda, após descarregar tudo e de tratar e levar o cavalo a cocheira, o menino toma seu banho.

Já com a roupa de dormir, ele se senta do beiral da janela abraçando as pernas, e do lado de fora estão Seu Carito sentado nos degraus da sacada e Dona Preta na cadeira de balanço, e todos ouvem mais um capitulo da rádio novela.

Tatuzinho
Enviado por Tatuzinho em 18/08/2022
Reeditado em 18/08/2022
Código do texto: T7584903
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.