Contos do Tio TATU Ep.10 - BURUIA em O Pente
Biruia andava por todos os lados da fazenda, e sabia onde "quase" tudo estava naquele lugar...
Seu Carito vivia dizendo para o menino pra não ficar por aí "A Toa" pela fazenda, porque a Patroa não gostava de vadiagem.
Carito:- Biruia! Levanta daí e vai fazer suas obrigações.
Biruia:- Já tô indo!
Um dos locais que a Patroa tinha mais ciúmes, eram as suas parreiras das mais diversas qualidades de uvas.
Inclusive dias atrás, ela havia pedido:
Patroa:- Seu Carito! Faça um cercado nas minhas uvas!
Carito:- Logo estará tudo pronto Patroa!
Seu Carito trabalhava duro para terminar o cercado, mas acabam os pregos e ele volta pra sede da fazenda pra buscar mais e outros materiais:
Carito:- Ainda tem muito o que fazer.
Biruia estava voltando com a ração dos animais e parou pra descansar na cerca das uvas ...
Biruia:- A cerca já tá pronta...
... bom, vou sentar um pouquinho aqui e...
Olha! A cerca abriu!
... quando se encostou, uma pequena abertura se abriu.
O Suficiente para o garoto entrar sem precisar abrir o portão do "cercado proibido"!
Já que o lugar era fechado, ele aproveitou para descansar onde era mais fresco.
Biruia:- Ninguém vai me perturbar aqui.
Biruia se senta sobre umas caixas de uvas que estavam lá pra quando fossem colhidas.
Ele passou um tempo admirando os cachos de uvas e lambendo os beiços.
Biruia:- Já estão quase madurinhas!
Mas, o garoto sabia que se mexesse em uma uvinha sequer, a Patroa poderia descobrir que ele havia entrado no cercado e ficaria muito encrencado.
Biruia começa imaginar que estava comendo uma uva e a Patroa entrava pelo portão o pegando no flaga:
Patroa na imaginação do Biruia:- Mas o que é isso menino?
Biruia volta a consciência e balança a cabeça:- Nem quero pensar nisso!
Após descansar, Biruia se levanta e vai continuar seus afazeres, sem perceber que o seu pente tinha caído do bolso.
Biruia:- Melhor eu sair logo daqui!
Na manhã seguinte, o menino está se aprontando pra ir a escola, mas não consegue encontrar o pente para se pentear:
Biruia:- Onde é que tá?
Ele já está atrasado e decidi ir assim mesmo sem pentear o cabelo, então...
Biruia:- Tô atrasado, o boné vai disfarçar.
Após o dia de aula, no caminho de volta, ele encontra com Frei Maurilio, que vinha no sentido contrario:
Biruia:- Sua bênção Frei!
Frei:- Deus te abençoe meu filho!
Quero te ver na capela no Domingo!
Biruia:- Há sim! Eu vou!
Chegando a fazenda, ele vê a charrete dos Patrões parada no portão do cercado das uvas, e pensa consigo mesmo:
Biruia:- Nossa! Ainda bem que ninguém imagina que entrei ali!
Já Sei, o Frei deve ter vindo comprar uvas para fazer vinho!
Por isso estão colhendo as uvas, afinal elas já estavam todas maduras.
Nesse momento Biruia começa a imaginar o Frei preparando o vinho e engarrafando:
Biruia:- É, talvez eu vá mesmo domingo ver o Frei!
E quem sabe ainda tenha algumas uvas e ele me dá umas pra comer?
O jovem continua seu caminho e vem fazendo suas habituais acrobacias.
Ele vê um cupinzeiro alto e tem a ideia de usa-lo como se fosse um aparelho de salto de ginástica.
Biruia vem correndo salto usando o cupinzeiro como plataforma, dá uma volta no ar, e pousa fazendo posse de ginasta.
Ao passar na frente da horta, Dona Preta avista e chama o menino:
D Preta:- Biruia! Ô Biruia! Venha cá!
Biruia:- Vou guardar os cadernos e já volto ajudar!
Dona Preta, com a cesta de hortaliças em mãos insiste mais uma vez:
D Preta:- Vem aqui primeiro! Depois vai direto fazer a lição!
Quem também estava junto na horta e ele não havia percebido era a Patroa, que quando o menino chega perto então pergunta:
Patroa:- Porque desses cabelos todos "Desgrenhados"?
Biruia:- É que eu vim brincando e pulando pelo caminho, e o cabelo acabou bagunçando.
Dona Preta olha de volta a Patroa, que esta abanando seu leque e com cara de poucos amigos.
Dona Preta põe então a cesta com as hortaliças no chão e tira do seu um pente, "SIM aquele pente", e pergunta:
D Preta:- Por acaso é seu esse pente?
Biruia:- Sim, é meu! (Disse o menino sem pestanejar e ainda completa).
Não achei de manhã, e tive de ir de boné pra escola! E onde tava?
Nessa hora a Patroa para de abanar o leque, o fecha e olha pra Dona Preta que diz:
D Preta:- Sabe Biruia! Na verdade não fui eu quem achou não!
Biruia:- Não? E quem foi? O Seu Carito é?
A Patroa então olho o garoto de cima a baixo, com um olhar de reprovação:
Patroa:- Fui EU quem achou seu pente menino!
Biruia fica surpreso, mas ainda assim pergunta:
Biruia:- Mas a Senhora achou onde?
Patroa:- Lá no cercado das uvas! Pode me explicar como o seu pente foi parar lá?
Biruia então abaixa os olhos junto com a cabeça, fica sem reação e apenas balbucia:
Biruia:- Xiii! Acho que agora eu tô encrencado!