Contos do Tio TATU Ep.09 - Tio TATU em a Grande Viagem (relato verídico)

(É um relato que apenas depois de muito tempo, escrevi num caderno)

Uma Grande Viagem

Era começo de ano 1989, e ia ser ordenado padre Romildo da Silva, estava estudando em Jacarezinho no Paraná, no seminário Santo Antônio, e vieram para Limeira vários padres missionários preparar o povo para o evento tão esperado por todos nós da comunidade na época, pois a família do Padre Romildo era da comunidade, entre os padres estava o padre Osvaldo, que era pároco na paroquia São João Batista de Arapoti, no estado do Paraná, durante a estadia deles no preparo do povo ele almoçavam em uma casa e jantavam em outra da comunidade Santo André Apóstolo que pertenciam à paróquia São Benedito de Limeira do padre Gustavo Mantovani desde 1960 a 2ª paróquia da cidade a 1ª foi São Sebastião na Boa Vista. Durante toda a preparação houve um jogo de futebol entre os religiosos e a turma do São Benedito no campo do Bairro dos Frades, eu (Tio Tatu) joguei do lado dos padres e também meus filhos Daniel e André, no gol nosso foi o violeiro Xumaca, que fez uma jogada que, quem estava presente não vai esquecer, ele chutou a bola para o Tio Tatu que de calcanhar jogou a bola para o centroavante o padre Osvaldo "baixinho", foi um lançamento espetacular e ele fez o gol de cabeça.

Bom, o resultado foi assim, nós os padres 4x1 e que vitória, no final todos comentavam sobre a jogada, nós falamos que ensaiamos durante um mês e saiu o golaço – Xumaca, Tio Tatu e o padre Osvaldo, 3 toques, depois houve a confraternização com todos juntos.

Num dos jantares durante a semana, que foi na minha casa, pois tinha seis padres todos vieram e jantaram a comida feita pela esposa dona Fatima.

E para acompanhar preparei uma caipirinha de pinga e limão e açúcar, minha mulher dona Fatima, será que eles vão beber isso¿

Se eles não beberem, nós bebemos!

E refrigerante e cerveja, quando um deles falou durante a janta...

É o primeiro lugar que nos dá aquilo que a gente gosta, caipirinha, nas outras casas era uísque, pinga e cerveja nós tinha parabéns Tio Tatu, achamos uma casa que era igual a nossa, e no domingo o Bispo de Jacarezinho estava presente na cerimonia além do padre Gustavo e os familiares do padre Romildo, durante a preparação numa missa o grupo sertanejo Santo André cantou uma missa sertaneja e o padre Osvaldo celebrou para todos e depois ele nos convidou para nos irmos a Arapoti no Paraná no dia 24 de Junho 89 cantar na missa de São João Batista no aniversário da paróquia e nós topamos, aí foi só convocar o pessoal para viajar para Arapoti no paranazão.

Durante vários meses todos nós nos preparamos para o evento tão esperado por nós, pois bem, chegou o dia 24 de junho 89 um sábado, saímos da comunidade mais ou menos 7 horas da manha para chegar a tempo para cantar na missa da noite, durante a viagem pela rodovia Washington Luís até a cidade de Avaré, ultima cidade do estado São Paulo passa por cima do Rio Paraná e logo entra no estado do paraná, na passagem sobre o rio observei que o rio passava por dentro das pedra e lembro que eu via lá no fundo uma imagem de Jesus Redentor de braços abertos, era bem pequena, não sei se era porque ele estava longe, fomos cantando ensaiando um canto novo para a chegada na cidade na Igreja São João Batista de Arapoti, na pista do Paraná perto da cidade Paranavaí tinha acabado de ter uma deslizamento de barranco e o ônibus tinha que pegar uma estrada de terra dar uma volta de 30 quilômetros para voltar de novo na pista para Arapoti, no ônibus estava minha família, Fatima e os filhos Daniel e André, no total de 48 pessoas, pois bem cada um podia levar a família que era para encher o ônibus, cada um pagou para viajar juntos, o novo caminho era de terra batida e estava chovendo não muito forte e todos começaram a ficar apreensivos pois a estrada era uma subida e o ônibus ou seja o motorista foi muito bom, não trocou a marcha para não escorregar e deslizar na estrada escorregadia – de um lado era barranco do outro era um buraco quem olhava para baixo se assustava, muitas mulheres falavam nunca mais nos vamos viajar por estas bandas para morrer aqui no meio do mato e o ônibus continuava a subir na estrada quando chegamos no topo, cruzamos com outro ônibus que vinha voltando bem no topo do morro ai foi aquele choradeira, foi em um silencio total no ônibus mas nosso motorista foi tão bom que dirigiu com cuidado não trocou a marcha para continuar agora descer o morro até chegar na pista novamente, quando chegou no asfalto e puxei a oração do Pai-Nosso e fui acompanhado por todos que depois Cantaram a musica Aconchego do padre Zezinho, foi uma emoção muito forte que todos nos passamos na viagem, o motorista foi muito elogiado, todos nos estavam com medo e nossa fé nos ajudou par que ninguém se desesperadas, pois, a chuva não parava fizemos uma parada para que alguém pudesse se alimentar e ir ao banheiro, pois a cidade de Arapoti já estava perto, alguém sempre leva lanche no ônibus e serve a todos.

Chegamos à Igreja São João Batista por volta das 17 horas e o padre Osvaldo estava esperando por nós a muito tempo desde as 14 horas e logo falou que nós vamos cantar na missa de amanha Domingo 25 junho as 9 horas, cada um de vocês vai dormir na casa de alguns paroquianos, todos toparam o motorista não teve problemas ele também aceitou e cada pessoa foi dormir em casa de paroquiano.

Eu (Tio Tatu), os Filhos Daniel e André, mais o violeiro Xumaca e o Seo Joaquim Caires, dormimos no ônibus já que meus filhos pediram para dormir no ônibus, depois de todos nos participarmos na festa da igreja, por volta de onze horas meia noite fomos dormir.

Depois de ver uma fogueira com mais de 13 metros de altura começar a queimar de cima para baixo, armada como arapuca.

Depois de cada um de nós saborear algo da quermesse da paroquia, voltamos a dormir no ônibus, pois a chuva embora fina agora e não conseguia apagar a fogueira até então, acordamos por vota de 6 horas da manha, lavamos o rosto na água caindo das calhas do telhado da igreja foi mais legal assim usar o banheiro e se limpar e se preparar para a missa às 9 horas, ver as musicas que íamos cantar levar a pasta de missa e se arrumar para entrar na igreja que estava lotada, o formato da igreja agente nunca tinha visto.

(Palco atrás do altar), estou fazendo assim porque só agora 2021-setembro, depois de 40 anos estou tentando lembrar como foi essa grande viagem que todos nos fizemos – os cantos da missa foi casa de caboclo, senhor tende piedade de nós, gloria a deus no céu e paz na terra, Alturas, Salmo Irmão do campo, Eu te amo Jesus Cristo, obrigado ao homem do campo, Santo (novo) do padre Zezinho, pai-nosso rezado, paz de cristo, cordeiro de Deus antes, na comunhão Ultimo testamento para homenagear aquele povo a dupla Pirani & Piraji cantou Rainha do Paraná, referindo ao povo do Paraná nossa senhora do Rócio – o povo pediu para cantar mais uma vez e a dupla cantou, foram muito aplaudidos, depois o padre nos agradeceu e fez com que todos após a missa todos iam almoçar para depois das três horas vir embora, ele o padre Osvaldo nos presenteou com uma casa de fazenda como lembrança da nossa estadia naquela comunidade e o membro mais velho foi o Fausto violeiro que conservou até hoje na sua casa.

Após o almoço no salão da igreja e que almoço nos preparamos para voltar para casa no caminho todos não se cansava de elogiar aquela comunidade do estado do Paraná e o padre Osvaldo um dos momentos mais felizes da nossa vida alegre pela viagem, alias, durante a viagem no próprio ônibus alguns contam como foi a sua dormida na noite anterior que cada teve talvez eu vá lembrar alguns.

Muitos ainda diziam valeu aquele sofrimento na viagem pela chuva e o deslizamento na pista, principalmente entre Paranavaí e a subidona no morro sem asfalto só de terra escorregadia pela oração de todos e pela alegria do povo do Paraná, nunca vamos esquecer, hoje 2010 faz 42 anos que isto tinha acontecido 1989 mais ou menos por ai. Deus te abençoe a todos.

Tatuzinho
Enviado por Tatuzinho em 03/03/2022
Reeditado em 18/08/2022
Código do texto: T7464698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.