O COMBINADO É COMBINADO
João, Tião e Simão eram três irmãos, filhos de Dona Isolinda, benzedeira e parteira muito querida por todos do bairro, uma pobre mulher que não teve sorte no casamento, ficou viúva ainda jovem, se viu com três filhos para cuidar, do qual foi mãe e pai, embora se dedicasse toda a sua vida, parece que os meninos não atinavam para o trabalho, embora molecotes já tinham idade para fazer algum serviço para ajudar sua mãe mas viviam fazendo peraltices pelo bairro e passavam a maior parte do tempo na vendinha, onde vez ou outra ganhavam algum doce dos fregueses, sempre por consideração a mãe do malandrinhos.
Certo dia os três estavam sentados a porta da venda quando entra um conhecido fazendeiro do bairro e numa tentativa inusitada, oferece serviço aos moleques que, para surpresa dos demais presentes , aceitam o trabalho que consistia em plantar mais ou menos uma quarta de milho em uma queimada num morro de sua propriedade, mas o fazendeiro foi logo avisando que o local era de difícil acesso, era um declive forte e que teriam de trabalhar em conjunto, propondo que João fosse a frente com um enxadão fazendo as covas, o Tião iria colocando a semente na cova e o Simão com uma enxada fosse atras cobrindo os buracos. Trato feito, o homem comprou as sementes e entregou para eles, combinando que no dia seguinte deveriam passar na sua casa, pegar as ferramentas para fazer o plantio.
No dia seguinte, logo cedinho o João e o Simão passaram na casa do fazendeiro para pegar as ferramentas e subiram para o morro, um pouco antes do horário do almoço, o fazendeiro foi verificar o trabalho dos molecotes. Ficou feliz pois lá estavam o João e o Simão trabalhando, observou, no entanto, que João ia a frente com o enxadão fazia a cova e o Simão atras com a enxada, cobria o buraco, intrigado com aquilo, chamou a atenção dos meninos dizendo que eles estavam fazendo tudo errado, um cavando e o outro tampando, isso era um plantio conforme combinado. João o mais velho e mais astuto respondeu:
___ Estamos fazendo o serviço conforme o senhor combinou, sim senhor, errado tá o Tião!
O Fazendeiro olhando por todos os lados não vendo a presença do Tião na roça, indagou:
___ Como o Tião tá errado se nem aqui ele está?
E Simão tomando a palavra justificou:
___ Pois é, estamos fazendo o serviço como o senhor pediu na venda, o João cavoucando, eu cobrindo, quem ficou com a semente foi o Tião, se ele não veio, que culpa temos nós!!!