Como o biscoito ¨Flor de Jacareí¨ chegou até as mãos do Papa

Eu ainda morava em Jacareí por volta de 1996, contava com 21 anos de idade. Participava do grupo de teatro, catequese e Crisma da paroquia de Santa Cecilia.

Estava bem comprometido na Pastoral da Juventude e em outros movimentos.

Num certo carnaval fui fazer um retiro de silencio num convento antigo de Viracopos, organizado pela congregação Salesianos e pelas irmãs da congregação Apostolinas.

Foi nestes retiros que se repetiram alguns anos que conheci a irmã Cecilia Andorno

http://apostolinas.blogspot.com/2010/06/agora-sim-uma-vida-pelas-vocacoes.html

Irma Cecilia foi um anjo bom na vida de todas as pessoas que a conheciam. Não tinha como não se encantar com ela. Enquanto nos acompanhou soube seguir a Cristo com doçura e carisma. E transmitir-nos essa doçura com carinho e afetos para todos!

Então sempre que voltava para Jacareí continuava me correspondendo por carta com irmã Cecilia, que comandava um pequeno núcleo religioso e uma livraria em São Paulo capital.

Depois de dois anos me correspondendo com a Irma Cecilia ela me convidou para viajar com ela a Roma, pois ela iria ter uma primeira entrevista com o Papa Joao Paulo ll e queria ir com uma comitiva de 5 jovens e um deles seria eu.

Infelizmente não podia deixar assuntos familiares e de negócios recém assumidos sem controle, seria um desastre para mim e para os meus. Então, combinei um almoço com ela na livraria em São Paulo.

Nesta ocasião levei pra ela dois pacotes de biscoitos “Flor de Jacareí”. Um para ela e outro para que ela me fizesse a gentileza de levar e entregar ao Santo Padre em meu nome e em nome de todos os jacareienses.

Expliquei a ela o que representou e ainda representava esse biscoito na nossa cidade e no final da conversa pedi a benção do Santo Padre à nossa querida cidade.

Um mês depois dessa viagem eu recebo uma carta em Jacareí, desde Itália da irmã Cecilia me contando que aceitou o convite do Papa para trabalhar no secretariado para vocações e que entregou os biscoitos pessoalmente ao Santo Padre. No qual ele se mostrou interessado pela história dos biscoitos e da cidade e no final disse que iria prova-los no café da manha do dia seguinte e nos deu a Sua benção.

Uma semana depois dessa carta, recebo uma ligação na paroquia Santa Cecilia, no escritório da Padre Conego Gouveia, no dia a na hora combinada com irmã Cecilia e desde Itália irmã Cecilia do outro lado da linha, no secretariado de Roma, então lhe pergunto se o Santo Padre gostou dos biscoitos, ela me diz que se eu esperar um pouco conversando com ela na linha teria a oportunidade de perguntar diretamente à ele. Na hora não entendi muito bem, pois meu italiano não estava tão afinado. Então quando peço pra irmã Cecilia me repetir tudo de novo, ela transfere a ligação para um escritório ao lado dela onde eles estavam tendo uma reunião-visita do Santo Padre e neste momento quando escuto aquela voz cansada, porém, com tom de firmeza, ao mesmo tempo meu coração quase sai pela boca.

Em primeiro lugar peço a benção dele e que lembre da nossa cidade nas orações dele nesta noite e no final eu lhe pergunto se teve tempo de experimentar os Biscoitos Flor de Jacareí. Ele elogiou o biscoito, e disse que combinava muito bem com o café da manha e da tarde e parecia ser uma boa merenda para qualquer hora!

Pude sentir que ele se lembrou que dito biscoito estava feito em Jacareí.

No final abençoou a cidade e me animou a seguir com minha catequese e como professor do Crisma da paroquia de Santa Cecilia de Jacareí.

Foi uma experiência que jamais poderei esquecer.

Hoje, não sou católico. Porém, duas pessoas contribuíram com seu exemplo apostólico, para hoje eu ser um homem de bem, Irma Cecilia Andorno e Santo Padre Joao Paulo II. Intercedei por nós e nossa Jacareí, junto a Deus Pai!

Irma Cecilia faleceu em junho de 1.999.

E o Santo Padre em abril de 2.005

Isso que aconteceu guardo no meu coração de jovem sonhador e cristão!

Dou fé,

Cristian Valério

CRISTIAN VALÉRIO
Enviado por CRISTIAN VALÉRIO em 28/01/2021
Código do texto: T7170481
Classificação de conteúdo: seguro