E o vento levou a última página

Cândida - Candinha para os íntimos, ainda em convalescença pela morte do pai ocorrida há 10 dias, aproveitou a ausência dos familiares naquela tarde quente com anúncio de chuva, para, na varanda em frente seu jardim, ler o testamento que o cartorário, velho amigo da família, lhe havia entregue um dia antes.

Na verdade não chegava a ser um testamento, já que era filha única. Tratava-se de procedimentos, considerações (por determinadas pessoas), números de contas bancárias e ações em seu nome que ela não tinha conhecimento. Teve essa preocupação quando foi diagnosticado com um tumor cerebral e menos de três meses de vida.

O vento dava indícios que a chuva estava próxima, mas Candinha, compenetrada na leitura, não percebeu.

Na segunda página, a demonstração de carinho e afeto; a felicidade de seu nascimento, a preocupação com educação e por fim, uma revelação que a deixou atônita. Ela não era sua filha biológica, já que na oportunidade se encontrava hospitalizado.

Oito anos depois, viu no olhar da esposa, no leito da morte, um pedido de perdão. “Ela morreu em paz; soube que a perdoava. Que atire a primeira pedra quem nunca errou. Na verdade sou seu tio. E a quem você considera tio, é seu pai”.

- Deus! Tio? Qual dos três? Tio Arnaldo já morreu... E era mais velho que papai... Tio Orestes, o mais novo, com início de Alzheimer...

E as primeiras gotas de chuva começaram a cair acompanhada de vento. E a última página à espera da leitura que poderia revelar um nome, repousava sobre a pequena mesa.

Mas o vento a levou ficando presa em um pé de roseira. Candinha não demostrou preocupação em buscá-la. Apenas a fitou. Lentamente, a chuva se encarregaria de torná-la ilegível.

- É melhor assim. Deus escreve torto por linhas... Tem coisas que não é bom saber e meu pai sempre será Oscar Costa Ribeiro.

- Mãe, boa a chuva, né? Não vai ser necessário molhar as folhagens.

- Sim. Muito boa mesmo, respondeu Candinha que não havia percebido sua volta.

A filha não chegou a ver, e se visse nem distinguiria gotas de chuva com algumas lágrimas na face da mãe.