Substitutos

Tudo sobre ela era uma mentira, conforme seus seguidores nas redes sociais descobriram depois que desapareceu. O nome era inventado e as fotos eram de uma jovem atriz romena que fazia carreira na Itália.

- Não entendo. O que leva uma pessoa a criar um perfil falso, engajar milhares de pessoas com uma vida de fantasia? - Comentou Flávia ao ler a notícia num portal de notícias durante o horário de almoço.

- Você deu a resposta: engajar milhares de pessoas - respondeu Mauro, que almoçava com ela num restaurante próximo ao escritório. - Esse monte de seguidores devem render dinheiro na promoção de produtos, visualizações...

- Parece que alguém desconfiou e foi investigar, foi assim que a pegaram - continuou a ler Flávia.

- Hoje em dia, essas armações são difíceis de manter por muito tempo - arguiu Mauro. - Você pode jogar uma foto num buscador e fazer uma pesquisa reversa. Acabam chegando até a imagem original, se for algo que já tenha sido postado publicamente.

- Pois até que ela durou bastante, quase um ano... e quer saber da maior?

Mauro deu de ombros.

- Estão desconfiados de que o criador desse perfil não foi uma pessoa real... falam aqui que as próprias redes sociais sabem agora tanto sobre nós, usuários, que podem criar perfis falsos.

Mauro semicerrou os olhos.

- Opa. Perfis criados por algoritmos? Sério isso?

Foi a vez de Flávia dar de ombros.

- Talvez já estejamos vivendo dentro da Matrix e ninguém tenha percebido ainda.

E consultando o relógio de pulso:

- Falar em Matrix, melhor irmos andando. Faltam apenas dez minutos para terminar o horário de almoço.

Entraram na fila do caixa para pagar a refeição.

- Se o perfil foi criado por um algoritmo, como podemos saber se a própria notícia sobre a identidade falsa não foi gerada por outro algoritmo? - Questionou Mauro.

- Talvez esse seja o objetivo - Flávia suspirou. - Que não possamos mais distinguir a realidade de algo inventado.

- Você conhecia alguém que a seguia nas redes sociais? - Indagou Mauro.

Flávia olhou para o alto, pensativa.

- Pessoalmente? Não, ninguém.

E puxando o cartão de crédito da bolsa:

- Vai ver que até mesmo os milhares de seguidores dela foram inventados pelo algoritmo...

- [25-09-2020]