CONSTIPAÇÃO

Seu Manoel entra no "talho" chateado.

- Bom dia - diz Seu José.

- Nada de bom; ora pois, vejas só isto: o "guarda-redes" de Portugal não pôde jogar pois havia bebido "bagaço" ontem na festa. Por conta disso, meu Portugal perdeu a partida com aquele guarda-redes substituto.

- Não existem mais guarda-redes como antigamente.

- Estás a falar o certo. E para completar, amanheci o dia com constipação.

Nesse momento, um brasileiro, Seu Tião, entra no estabelecimento e, ao ouvir, declara:

- Também tenho isso sr. Manoel. Mas tome Lactopurga que é tiro e queda.

- Este Lacto....purga é bom mesmo?

- Mas se não é. Tô lhe dizendo.

Seu Tião revira a mochila, tira um cartão de pílulas e entrega ao Seu Manoel.

- Muito obrigado, vou já pra casa.

Uma semana depois, ambos se encontram na rua.

- Seu Manoel! E então, melhorou da constipação?

- Seu Tião, aquele seu remédio me deu uma peidaria, mas não resolveu o problema do meu nariz. Minha esposa até me colocou pra dormir no sofá.

- Seu nariz?! Mas o senhor disse que estava constipado!!

- Sim, mas estou melhor - seu Manoel olha o relógio e declara: - Tenho que ir senão perderei o autocarro. Até mais.

E vai embora.

- Até... Autocarro?! Constipado?! - indaga-se Seu Tião - É cada um que me aparece, vou te contar viu!

E continua a caminhar, sorrindo.

Ambos haviam cometido um equívoco.

Nota: constipação no Brasil equivale à prisão de ventre, e em Portugal à resfriado.

Talho= açougue; guarda-redes=goleiro; bagaço=cachaça; autocarro=ônibus.

Evelyn Kurenai
Enviado por Evelyn Kurenai em 01/03/2020
Código do texto: T6878050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.