MINERVINA JATOBAZINHO PIAUÍ.

MINERVINA JATOBAZINHO.

Varjota, Capitão Gervásio Oliveira, Piauí nasceu Minervina uma negra bonita. Como no passado negro e pobre só casavam entre eles ela casou-se com Lino de Jatobazinho, Dom Inocêncio, Piaui. Lino trouxe Minervina para Jatobazinho vivia de tropear, pescar e plantar feijão quando havia algum inverno. Eles geraram muitos filhos 11. Até ele morrer em uma pescaria no poço do Sobrado riacho grande. Dizem que ele demorou subir para tomar fôlego e quando veio à superfície vinha dando umas voltas Joaquim filho mais velho dos homens chegou a brincar que o pai, só porque pegou umas piabas estava fazendo graça. Não, ele estava na agonia da morte. Que aconteceu. Triste pescaria.

Minervina teve de se virar sabe Deus como para criar a filharada. Cinco homens e seis mulheres. Joaquim foi para Canto do Buriti e José e Vangilôr para Carolina Maranhão nunca mais voltaram. Minervina dizia que toda noite lembrava-se dos filhos que nunca deram noticia e voltaram, mas ela rezava por eles.

Minervina tinha uma voz tipo barítono ela rezando com as outras mulheres a voz dela se destacava. Era uma coisa boa de ouvir. Minha avó Maria Lina dizia que no velório dela queria Minervina rezando, mas isso não foi possível. Uma boa pessoa dona Minervina.

Zé Minevina era tropeiro,Policarpo era o líder da comunidade de Jatobazinho morreu jovem uma boa liderança daquela gente de Jatobazinho, Dom Inocêncio, Piauí.

ADÃO NHOZINHO

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 29/01/2020
Código do texto: T6853412
Classificação de conteúdo: seguro