O morto andarilho

O destacamento de cavalaria da União havia sido apanhado numa emboscada próximo ao rio Mattaponi em Whitehall, Virgínia. Após uma rápida escaramuça, onde a maioria dos cavalarianos nortistas logrou escapar, os confederados verificaram que um dos inimigos mortos era um oficial, o major Nehemiah Clement, filho mais velho do general nortista Hiram Clement. Incertos sobre o que fazer com o corpo, decidiu o comandante da patrulha enviá-lo para identificação em Richmond, capital do estado, por via férrea. Desembarcado na estação de Richmond, os restos mortais foram examinados pelas autoridades locais e confirmou-se sua identidade. Devolvê-lo à União estava fora de questão, portanto, optou-se por um sepultamento discreto no cemitério de Oakwood, fora da cidade.

- Não queremos retaliações das tropas da União - alertou o general Ephraim Kilgore aos seus subordinados, encarregados da delicada tarefa. - Portanto, quanto menos pessoas souberem quem é o morto, melhor.

Usualmente, a sepultura seria cavada pelos coveiros negros do próprio cemitério, mas desta vez, um tenente confederado levou com ele dois soldados e ordenou que todos os funcionários do local abandonassem a área, até segunda ordem. Com eles, estava um caixão contendo o corpo do major, transportado numa carreta puxada por quatro mulas. E assim foi feito, exceto que um dos coveiros, suspeitando das razões de tamanho segredo, escondeu-se entre as árvores de uma colina próxima, de onde poderia acompanhar o que estava sendo feito. Anotou a localização exata do túmulo, e dias depois foi comunicar suas suspeitas ao doutor Richardson, um médico simpatizante da União e que voluntariamente cuidava dos soldados nortistas trazidos prisioneiros à cidade.

- Quem você imagina que os soldados enterraram, Sam? - Questionou o médico, cético.

- Alguém importante, senhor... o costume é trazer os corpos em caixas de pinho, não em caixões. E se fosse um qualquer, nós mesmos teríamos cavado a cova, não os soldados.

- Faz sentido - ponderou Richardson. - Você marcou a localização da sepultura?

O coveiro disse que sim, mas parecia reticente em compartilhar a informação. Uma nota de cinquenta dólares destravou-lhe a língua, e a promessa de outra idêntica, fez com que ele se comprometesse a acompanhar Richardson na exumação do corpo, daí à duas noites.

- Vou precisar pagar meus ajudantes também - informou Sam, mão estendida.

Mais duas notas de vinte dólares resolveram o problema.

Na noite marcada, Sam acompanhou o médico e mais dois cidadãos de Richmond até o cemitério, com uma carreta puxada por uma mula. Ali, já encontraram à espera dois dos ajudantes do coveiro, e o trabalho de escavação começou imediatamente.

Aberto o caixão ordinário, o cadáver foi iluminado pela luz das lanternas dos presentes. Kincaid, um comerciante que conhecera a família do general Clement antes da guerra, identificou positivamente o morto. Ademais, este estava com o uniforme da União.

- Que coisa terrível! É mesmo o major Nehemiah! - Exclamou, descobrindo a cabeça.

O caixão foi posto na carreta, Richardson pagou aos coveiros a quantia final pelo trabalho encomendado, e em seguida o grupo partiu de volta à Richmond.

- O que vamos fazer agora com o corpo? - Indagou Kincaid, enquanto seguiam pela estrada escura.

- Vamos enterrá-lo novamente, na fazenda de um dos simpatizantes da causa da União - decidiu o médico.

E assim foi feito. O corpo do major Nehemiah Clement permaneceu em solo amigo até que Richmond fosse evacuada ao fim da guerra, e finalmente, pôde tomar o rumo da casa paterna para o descanso definitivo.

- [01-12-2019]