Litígio

Naquela noite, Juana chegou em casa arrasada, carregando uma sacola plástica que atirou em cima do sofá. Sentou-se em silêncio, o rosto enterrado nas mãos.

- O que houve, filha? - Indagou o pai, que estava assistindo à TV em sua poltrona.

- Era para ser uma surpresa... - murmurou Juana. - Eu ganhei um carro no concurso da rádio...

- Você ganhou um carro?! - Espantou-se o pai.

- Um Camaro SS 1LE, amarelo, 2019 - explicou a moça, olhar perdido.

- Santo Deus! E onde está essa maravilha? - Questionou o pai.

- Aqui - replicou Juana, erguendo a sacola. - É um modelo de plástico, para montar.

- Você foi enganada! - Protestou o pai.

- Na rádio, me disseram que eu deveria saber... é um programa humorístico - suspirou a moça.

- Isso não está certo - atalhou o pai, erguendo-se e abrindo a sacola. - Olha, é mesmo um modelo. E sequer é da Revell...

Jogou a caixa de volta ao sofá e, mão no queixo, comentou:

- Vamos processar a rádio. Quando fizeram a campanha, avisaram que se tratava de um brinquedo?

- Não pai - afirmou Juana.

- Então, cabe um processo por quebra de contrato. Se prometeram entregar um Camaro amarelo 2019 ao vencedor, é isso o que terá que ser.

No julgamento, a rádio não conseguiu provar que havia alertado os concorrentes de que se tratava de uma brincadeira. Para satisfação de Juana, na audiência de conciliação, as chaves do veículo lhe foram entregues.

- Mas intimo que dois policiais acompanhem as partes - alertou o juiz. - Se o Camaro não estiver lá fora, o representante da rádio vai sair daqui preso.

Para sorte do preposto, o Camaro realmente estava no estacionamento do tribunal.

- [24-11-2019]